Pessuti assina criação do Subgrupamento Independente de Bombeiros, em Pato Branco 01/10/2010 - 19:40

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Governador Orlando Pessuti anunciou nesta sexta-feira (1o) a criação do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (4º SGBI), que será sediado em Pato Branco, região Sudoeste do Paraná. A finalidade é desmembrar o 4o Grupamento (GB) existente em Cascavel, emancipando as ações do Corpo de Bombeiros da região. “Tínhamos aqui um Subgrupamento dependente das estruturas de Cascavel e de Toledo, e que agora passa a ser um subgrupamento independente”, reforça Pessuti.

Ainda de acordo com o Governador, no futuro a unidade ganhará mais equipamentos e efetivo, dando melhores condições de atendimento na área do Corpo de Bombeiros para a região de Pato Branco. Acompanharam o Governador, o Secretário da Segurança Pública, Coronel Aramis Linhares Serpa e o Comandante-Geral da PM, Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, além de outras autoridades civis e militares.

De acordo com o Coronel Rodrigo, a nova unidade atenderá uma região expressiva do sudoeste, “que em razão das demandas crescentes na atividade do Corpo de Bombeiros se fazia necessário”. Esta também era uma reivindicação, de acordo com o Coronel, da população e das lideranças da região Sudoeste, especialmente de Pato Branco, há muito tempo.

“O governador está hoje premiando a cidade com essa ação”, afirma o Coronel. Ao 4º SGBI caberá a missão de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil nos municípios de Pato Branco, Itapejara do Oeste, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, Palmas, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Marionópolis, Mangueirinha, Honório Serpa, Coronel Vivida, Chopinzinho, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina.

A criação do 4º SGBI, em Pato Branco, é uma das sete criações assinadas pelo governador nesta primeira fase da reestruturação orgânica da Polícia Militar após a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) nº 15.575, no último dia 28 de setembro de 2010.

Fotos: Adenir Brocco