Pessuti cria Subgrupamento Independente de Bombeiros em Umuarama 13/11/2010 - 13:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Governador Orlando Pessuti assinou na manhã deste sábado (13) o decreto de criação do 8º Subgrupamento Independente de Bombeiros (SGBI), em Umuarama, região Noroeste do Paraná. Na cidade, existia o 3º Subgrupamento de Bombeiros (SGB), que atendia a 66 municípios, e estava ligado ao 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá. Agora, o 8º SGBI de Umuarama tornou-se independente de Maringá e passa a atender somente 33 municípios, sendo 21 pela sede de Umuarama e 12 pela de Cianorte.

Trabalhavam no 3º SGB de Umuarama 49 bombeiros militares; a partir da assinatura do decreto o efetivo previsto passou para 127 integrantes. A ação faz parte da reestruturação orgânica da Polícia Militar, que está sendo feita em todo o estado, em decorrência da assinatura das novas Leis de Organização Básica (LOB) de nº 16.575 e Fixação de Efetivo da PM de nº 16.576, em setembro deste ano.

“A criação desta unidade é um avanço significativo, pois teremos aqui um órgão independente, que terá mais estrutura, mais bombeiros militares e melhores condições de trabalho; também estamos realizando outras ações para fortalecer a região”, afirma o governador. “Sem falar que toda vez que investimos na Segurança Pública estamos atendendo os anseios da população, que tem sido muito beneficiada pela Polícia Militar, Bombeiros e Bombeiro Comunitário, que está implantado em diversos municípios”, completa.

Para ele, as reestruturações da Polícia Militar é uma evolução histórica e que ficará registrada. “Conseguimos a aprovação da Assembléia para medidas importantes para a corporação, ou seja, fizemos com que a Polícia Militar fosse mais descentralizada. Para esta região, por exemplo, além destas assinaturas trouxemos um Comando Regional que cuidará dos batalhões da região os quais anteriormente dependiam inteiramente de Curitiba”, explica.

Participaram da Assinatura, juntamente com Pessuti, o Secretário de Estado da Segurança Pública Coronel Aramis Linhares Serpa, o Secretário-chefe da Casa Civil Ney Caldas, o Comandante-Geral da PM Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Geraldo Domaneschi, o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá Tenente-Coronel Antônio Luiz Ferreira, o prefeito de Umuarama Moacir Silva, os deputados Fernando Scanavaca e Osmar Serraglio, o Comandante da unidade de Bombeiros de Umuarama Capitão Carlos Alberto de Oliveira, além de outras autoridades civis e militares e representantes da comunidade.

De acordo com o secretário Serpa há décadas não era realizado um investimento tão grande em Segurança Pública como o que está sendo feito agora. “Esta é uma área que demanda investimentos sempre e algumas coisas haviam ficado no tempo”, ressalta. Com a elevação da unidade de Subgrupamento para Subgrupamento Independente o comandado passa a ser feito por um Major; antes era um capitão.

Para o Comandante-Geral da PM, além disso, “Com a assinatura deste decreto muda a qualidade dos serviços prestados à comunidade da região noroeste e a perspectiva de uma unidade criada há aproximadamente 25 anos, que sofre uma alteração profunda – na qual aumenta-se, na previsão, o efetivo, além de modificar a forma da gestão e torná-la independe de Maringá”. “A acreditamos que a descentralização do bombeiro, sua expansão será um marco para esta região, e tudo isso está sendo para a comunidade”, completa.

O Comandante do então 3º Subgrupamento de Bombeiros de Umuarama Capitão Carlos Alberto de Oliveira, a mudança não será apenas física, mas, principalmente, administrativa. “Éramos ligados ao Grupamento de Maringá e, por isso, todo o serviço burocrático era enviado para lá, antes de seguir para o Comando Geral; agora será diferente: será encaminhado diretamente ao Comando Geral, assim como alguns Termos de Ajustamento de Conduta, que passavam seguiam o mesmo trâmite, serão realizados aqui”, descreve.

O 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá atende a 81 municípios devido a descentralização como explica o Comandante da unidade, Tenente-Coronel Antônio Luiz Ferreira. “O Governador deu Independência a três unidades: a de Maringá, que agora atende a 24 municípios, a de Paranavaí que passa a atender 32 e a Campo Mourão que atende a 25 cidades”, descreve. “Agora com a independência de Umuarama todas essas regiões ficam mais tranquilas, pois diminui o número de municípios atendidos por cada uma delas”, destaca.

Os municípios que serão atendidos pelo 8º Subgrupamento Independente de Bombeiros são: Umuarama, Altonia, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cianorte, cidade gaúcha, Cruzeiro do oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Guaporema, icaraíma, Indianópolis, Iporã, Ivaté, Jupurá, Jussara, Maria helena, mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, Rondon, São Jorge do patrocínio, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, tapira, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e Xambrê.

Fotos: Sargento Amarildo Belo - PMPR

Governador Pessuti                                                          Coronel Rodrigo - Comandante PM

Tenente-Coronel Ferreira - 5º GB                                 Capitão Carlos Alberto - Umuarama

Comandante do Corpo de Bombeiros