Programação de Aniversário do CBMPR 10/10/2023 - 15:14

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) completou 111 anos de existência no último dia 8 de outubro - data comemorada com o Dia das Crianças no Quartel do Comando-Geral. A programação, no entanto, está apenas começando. Para celebrar esse ano especial, o primeiro após a independência da Polícia Militar, ocorrida no final de 2022, a instituição terá eventos até dezembro. Parte das atividades será aberta à população e outra parte restrita apenas ao público interno. O pontapé inicial das festividades foi no último dia 6, com um passeio de trem com os veteranos. Mas a demonstração de respeito com os integrantes que fizeram parte da história do CBMPR não para por aí. No dia 17 de outubro será realizado o Café com veteranos, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba. Momento de prestar deferência a quem ajudou a construir a Corporação.

No mesmo dia 17 está prevista uma apresentação técnica na Boca Maldita, às 10h30. É a forma de levar a Corporação mais perto da sociedade, principal razão de sua existência. Sentimento de agradecimento que move outros dois eventos programados ainda para o mês de outubro: um culto no dia 22, na Comunidade Alcance, às 19h30; e uma missa no dia 25, ao meio-dia, no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe.

O cronograma de atividades prevê ainda um evento esportivo e uma solenidade. O primeiro será realizado em novembro, dia 25. É a Corrida do Fogo, aberta a toda a comunidade, com início marcado para as 21 horas no 1º Grupamento de Bombeiros, no bairro Portão, em Curitiba. A segunda é o Desfile Cívico-Militar da Emancipação, no Quartel do Comando-Geral, no dia 14 de dezembro, fechando as festas em alto nível.

Nem toda a programação de aniversário do CBMPR, porém, é uma iniciativa da própria instituição. Neste dia 10 de outubro, por exemplo, quem presta homenagem são os vereadores de Curitiba, em solenidade na Câmara Municipal de Curitiba, às 19 horas. E em novembro, no dia 18, a Beneficência Atlético-Recreativa e Cultural do Corpo de Bombeiros (BARCO) promove o Baile de 111 anos, no Graciosa Country Club.

Confira a programação completa na imagem abaixo