Quarenta bombeiros iniciam curso para guarda-vidas 23/10/2023 - 17:37

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) abriu nesta segunda-feira (23) a edição 2023/2024 do curso de formação de guarda-vidas militares. Com a participação de 40 alunos, sendo 38 homens e duas mulheres, o curso prepara profissionais para trabalharem no salvamento aquático, tanto em ambiente de água doce, como rios e lagos, quanto no mar. A primeira atividade da turma foi no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, com uma solenidade de abertura e uma palestra ministrada pelo subtenente RR Ericnilton Portes, considerado como uma referência na função, pela vasta experiência como guarda-vidas.

Curso de especialização mais antigo e um dos mais concorridos da Corporação, ele é composto por 620 horas/aula – contando 240 horas de participação efetiva na Operação Verão, que este ano começa em 18 de dezembro. Antes de ir para a areia, encaram três semanas de atividades no Centro de Ensino e Instrução, em São José dos Pinhais, e outras três semanas no litoral do Paraná, no 8º Grupamento dos Bombeiros. É uma imersão em assuntos de prevenção de afogamento e salvamento aquático.

“É um curso aí de longa duração, que exige muito fisicamente do bombeiro, mas também são repassadas muitas técnicas e trabalhado o lado emocional para lidar com as diversas ocorrências em ambiente aquático, em especial os afogamentos”, explicou o major Eduardo José Slomp Aguiar, comandante do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros. A grade do curso inclui, entre outras disciplinas, exercícios físicos intensos, incluindo natação; doutrina do emprego do exercício de guarda-vidas; primeiros-socorros; salvamento aquático; relações públicas e humanas; e operações com embarcações.

Durante a cerimônia de abertura, o major Eduardo destacou para os alunos sobre a importância do senso de responsabilidade para a função. A diferença em relação a outros atendimentos de ocorrência feitos pela corporação é a ausência de uma equipe de apoio. “Em geral, o salvamento só será realizado com esforço e técnica individuais. É fundamental que todos estejam em um nível de excelência”, finalizou.

Esse mesmo tema fez parte da fala do subcomandante-geral da CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, que também participou das boas-vindas aos futuros guarda-vidas. “É uma atividade muito solitária. E isso não é nada fácil”, disse. Outro ponto que ele frisou aos alunos é a importância da prevenção. De acordo com ele, usar o apito, orientar e observar atentamente o que se passa na água “vai salvar muito mais vidas do que o salvamento em si”. Mesmo assim, a orientação é estar pronto. “Tenham sempre em mente que a atividade preventiva se sobrepõe à atividade de socorro, mas se preparem bem, treinem muito, até fora do horário de treino, porque em algum momento vocês vão enfrentar situações de risco”, orientou.

Também estiveram na aula inaugural o comandante do 8º Grupamento dos Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos, e o coordenador do curso, tenente Lucas.