Requião entrega caminhão de bombeiro em Sarandi 20/03/2010 - 09:30

O governador Roberto Requião entregou neste sábado (20) caminhão ABTR (Auto-Bomba Tanque Resgate) para o Corpo de Bombeiros Sarandi. “Além do caminhão, minha última liberação de recursos como governador foi para construção de um Centro de Saúde da Mulher e da Criança para o município”, anunciou o governador.

O veículo entregue para 3a. Subseção do 1o Subgrupamento do 5o Grupamento dos Bombeiros faz parte do Plano de Modernização da Corporação, implantado pelo Governo do Paraná. O programa prevê investimento de R$ 22,3 milhões em veículos, equipamentos e materiais operacionais e administrativos.

Somente em viaturas, o Governo investiu R$ 13 milhões. Os caminhões têm capacidade para 4.500 litros de água e podem ser usados no combate a incêndios e no resgate de pessoas. O modelo foi desenvolvido pelo Governo do Paraná e tem sido referência para outros Estados.

O prefeito Carlos Paula destacou os novos investimentos anunciados pelo governador durante a cerimônia de entrega. “Nós tivemos, em menos de um mês, três boas notícias: o novo caminhão, o Centro de Saúde da Mulher no valor de R$ 450 mil e a licitação, já autorizada, para construção de escola no Parque Alvamar”, ressaltou.

O deputado estadual Ênio Verri lembrou os investimentos do Governo do Estado na região e as políticas direcionadas ao funcionalismo público, como o Plano de Cargos e Salários para os professores. “Fui secretário e posso dizer, mesmo sendo de outro partido, que esse é um governo comprometido com o trabalhador. E digo isso ainda como funcionário público”, salientou ao lembrar que é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A cerimônia contou ainda com apresentação das crianças e adolescentes envolvidos no projeto Bombeiro Mirim, que ensina disciplina, primeiros socorros, esportes e conta com aulas de reforço escolar. “Esse programa mudou a vida do meu filho e da minha família”, destaca Castorina Castro, mãe de Charles, 15 anos, que já está há 4 anos no programa. “Ele está melhor na escola, ajuda os outros adolescentes com aulas de primeiros socorros e pratica regularmente esportes como o karatê”, completou.

O programa também incentivou Carlos Wesley Gonçalvez de Paes, 14 anos, a competir na modalidade esportiva. “No próximo mês ele deve participar de campeonato em Maceió”, diz a mãe do Bombeiro Mirim, Lucimar Goçalvez de Paes.

A cerimônia contou ainda com a participação do comandante dos Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi e do deputado federal Odílio Balbinoti.

Foto: Arquivo PMPR