Requião entrega caminhão de bombeiros e anuncia duas escolas em Fazenda Rio Grande 22/10/2009 - 09:40

O governador Roberto Requião entregou um caminhão novo para o Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande, na tarde desta quarta-feira (21). Ele anunciou que o Governo do Estado já autorizou as licitações para a construção de duas escolas estaduais e um barracão que vai atender à cooperativa dos catadores de material reciclado do município. “É um caminhão necessário para fazer frente ao crescimento do município. Liberei ainda a licitação de duas fantásticas escolas estaduais, no valor superior a R$ 3 milhões cada uma, e um barracão para os catadores de papel, num trabalho de ressocialização e aproveitamento das pessoas pelo seu próprio trabalho”, disse Requião.

A cerimônia de entrega do caminhão aconteceu na Prefeitura de Fazenda Rio Grande e teve as presenças do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari; do secretário-chefe da Casa Militar, Washington Rosa; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Martins; do deputado estadual Ademir Bier, vereadores e funcionários municipais.

As duas escolas estaduais que já tiveram as licitações liberadas pelo Governo do Estado são a Campos Elísios, com valor de R$ 3,5 milhões, e a do Jardim Veneza, de R$ 3,09 milhões. As duas já têm projetos prontos.

Segundo o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, as duas escolas estaduais vão reduzir a grande demanda das instituições municipais de ensino. “O nosso município cresce e todo ano há a necessidade de salas de aula. As duas unidades, que serão construídas em pontos estratégicos, vão organizar a questão do ensino estadual daqui”, disse.

O Barracão de Reciclagem, uma usina de triagem de resíduos, é uma unidade de 1,2 mil metros quadrados que deverá ser construída por meio de um convênio entre a Comec, a Secretaria de Obras e a Funasa, de R$ 1,8 milhão. O valor é referente à construção da estrutura física, aquisição de equipamentos (esteiras, balanças e empilhadeiras) e ações de educação ambiental e participação da comunidade.

O prefeito explicou que algumas adequações foram feitas no projeto original que a prefeitura tinha junto à Comec, reduzindo o tamanho da estrutura, tornando mais ágil a realização. “Este barracão será construído no bairro Santa Terezinha. Reduzimos a área total e com a diferença do valor da construção será possível adquirir equipamentos para melhorar o valor agregado dos produtos que serão gerados dos trabalhos dos catadores”, disse.

O caminhão Auto Bomba Tanque Resgate entregue ao Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande tem capacidade para armazenamento de 4.500 litros d’água. O veículo que atende atualmente 4 municípios da região armazena apenas 1.500 litros, o que obrigava a brigada local a depender constantemente do apoio do grupamento de bombeiros baseado no Ceasa em Curitiba. O veículo foi comprado com outros 30 que o Governo do Estado está entregando em todo Paraná, pagos pelo Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros. Cada caminhão custa R$ 422 mil.

O plano de modernização destinou R$ 13 milhões apenas para a compra e equipagem dos caminhões para o combate ao fogo, salvamento e resgate. O total que está sendo aplicado em toda a estrutura dos bombeiros é de R$ 22 milhões.

O Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande atende ainda aos municípios de Mandirituba, Agudos do Sul e Pién.
Foto Julio Covello.