Requião entrega caminhão de bombeiros em Cascavel 02/12/2009 - 17:00

O governador Roberto Requião entregou nesta quarta-feira (2), em Cascavel, um caminhão modelo Auto Bomba Tanque Resgate (ABRT) para o Corpo de Bombeiros do município. O veículo faz parte dos 31 comprados pelo Governo do Paraná dentro do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros, que prevê ainda a aquisição de equipamentos e materiais operacionais e administrativos. “É mais segurança para a população de Cascavel. Entregamos um veículo moderno, que irá auxiliar em tudo o que se refere à Defesa Civil”, ressaltou Requião.

“É fundamental que os nossos soldados tenham a proteção adequada em seu trabalho”, disse ainda o governador. “Por isso também investimos na compra de equipamentos. Ampliamos de forma extraordinária o atendimento do Corpo de Bombeiros aqui no Paraná, por meio de postos institucionalizados e do Bombeiro Comunitário”.

Os recursos destinados ao Plano de Modernização somam R$ 22,3 milhões. Apenas para a compra das viaturas, o Governo do Paraná investiu R$ 13 milhões.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jorge Luiz Thais Martins, destacou que a modernização de equipamentos e viaturas garante mais segurança à comunidade. “O governo do estado comprou 70 caminhões de bombeiro nestes últimos anos. São investimentos pesados que garantem mais tranquilidade e qualidade de vida à população. Cada unidade custa em média R$ 420 mil”, afirmou.

“Todos os quartéis do Paraná têm pelo menos um caminhão como este. Os veículos ABTR têm capacidade para 5 mil litros de água, são eficientes no combate a incêndios e no resgate de vítimas. É um caminhão multifuncional. O governador Requião autorizou recentemente a compra de mais dez caminhões com capacidade para 20 mil litros de água, para atendimento de incêndios. Levamos o Bombeiro Comunitário a mais de 50 municípios. Até 2010, serão outros 25 contemplados”, informou Martins.

O modelo ABRT foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido usado por outros estados. O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, tenente coronel Wilson Marcante, ressaltou que o caminhão vai permitir que a unidade atenda também municípios vizinhos. “Cascavel vai poder atender com mais qualidade cerca de 20 municípios da região. O veículo veio em momento muito oportuno, e será fundamental para o atendimento da população”, disse.

O prefeito Edgar Bueno lembrou que Cascavel sofreu em outubro por fortes ventos e chuva. “A atuação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foi exemplar. Queremos destacar que esta parceria com o Governo do Paraná tem sido fundamental para o nosso crescimento. Os investimentos que se somam ao trabalho da Defesa Civil são muito importantes para a segurança da nossa cidade”, afirmou.

Durante a solenidade, o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel também recebeu um micro-ônibus da prefeitura do município. O veículo custou R$ 250 mil e será utilizado para o deslocamento de soldados.
Foto:José Gomercindo