Requião entrega caminhões de bombeiro em Santo Antonio da Platina 21/03/2010 - 15:50

O governador Roberto Requião entregou, neste domingo (21), dois caminhões para o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina e participou de cavalgada com 1500 cavaleiros, organizada pela Sociedade Rural do Norte Pioneiro, por ocasião da 38a Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi).

Após a cavalgada, Requião recebeu homenagem da sociedade rural da região e lembrou que as celas utilizadas pelo Regimento Coronel Dulcídio da Polícia Militar são fabricadas em Santo Antônio da Platina, pela Celaria Minas Gerais. “A empresa que venceu a licitação para compra de 250 celas utilizadas pela nossa PM está instalada aqui”, declarou ao visitar o estande da empresa criada em 1961.

Bombeiros - Os veículos Autobomba Tanque e Resgate (ABTR) fazem parte do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros, que prevê investimento de R$ 22,3 milhões em veículos, equipamentos e materiais operacionais e administrativos. “É um modelo que, além de apagar incêndios, está equipado para socorrer qualquer desastre. Ele conta, inclusive, com desencarcerador, um braço mecânico para retirar vítimas de acidentes automobilístico das ferragens”, destacou Requião.

O modelo tem capacidade para 4.500 litros de água e foi desenvolvido pelo Governo do Paraná. “Cada veículo custa, equipado, R$ 500 mil”, informou o comandante dos Bombeiros no Estado, Coronel Geraldo Domaneschi.

Ele lembrou ainda que o combate a desastres também é reforçado pelos 25 postos já instalados do Bombeiro Comunitário, projeto que pretende dotar 50 municípios - com menos de 50 mil habitantes e que não têm Corpo de Bombeiros - com uma equipe treinada e equipada pelo Governo do Estado.

Além da viatura, a prefeita de Santo Antônio da Platina, Maria Ana Vicente Guimarães Pombo, listou alguns dos recentes investimentos do Governo do Estado no município. “Temos uma Unidade de Tratamento Intensiva Neo Natal no valor de R$ 590 mil que atende toda região e o repasse mensal de R$ 120 mil pelo Governo do Estado até ela ser credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o investimento de R$ 500 mil no Hospital Regional, que também recebe R$ 120 mil todos os meses, e mais R$ 300 mil para pavimentação já liberados, que terá sua ordem de serviço assinada em breve”, relacionou. “O Norte Pioneiro só tem a agradecer”, reforçou a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti.

Foto: José Gomercindo (AEN)