Reunião do Conselho Superior de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros 14/05/2021 - 15:56

Na manhã do dia (13) o Conselho Superior de Gestão Estratégico do Corpo de Bombeiros do Paraná, composto pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Chefe do Estado-Maior e pelos comandantes do 1º, 2º e 3º Comando Regional se reuniram em Curitiba, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros para participarem da reunião de apreciação dos assuntos em pauta.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Gerson Gross, realizou a abertura do evento e explanou sobre as ações do plano de Comando para este ano e também as principais atividades que estão sendo realizadas, objetivando a continuidade das ações.
          Além do planejamento estratégico foram abordados assuntos relativos à gestão de projetos, programa “Descomplica BM” e "Implantação do CAD”, Escola Superior de Bombeiro, reestruturação do CBMPR, valorização do bombeiro militar, orçamento 2021/2022 e gestão de frota, assuntos relevantes para o desenvolvimento da instituição, alinhados com os objetivos constantes no plano estratégico.
          Ainda, foi aprovada nesta reunião, a 2ª edição do Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros, o qual é revisado periodicamente pelo conselho. Esta edição apresenta-se como uma revisão decorrente de novos diagnósticos realizados após quatro anos da primeira edição. Utilizando como base os conceitos e noções expostos na primeira edição, a revisão tem como propósito primordial criar os fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento do Corpo de Bombeiros do Paraná. Para isso, prevê a implantação gradual da gestão por metas, baseada no sistema de Objetivos e Resultados-Chave (OKR), bem como da metodologia de gerenciamento de projetos para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
          O plano estratégico é orientado pela busca de consolidação de dois pilares fundamentais: METAS e RESULTADOS, todos sempre com foco o usuário dos serviços da Instituição e sua influência no desenvolvimento da sociedade.
          Como objetivo principal estabelecer condições para o enfrentamento do próximo ciclo pelos bombeiros militares de todos os níveis da organização, definindo estratégias e planos de ações para que seja praticada uma gestão moderna e dinâmica, de acordo com o esperado pela sociedade, pelo governo e pelos próprios integrantes de tão prestigiada corporação.
           Para marcar esse passo dado pela instituição foi exposto pelo Cel. Gross e Cel. Vasco o material de divulgação das orientações do plano, tais como o tripé que compõe a missão, visão e valores e o mapa estratégico que volta atenção para o cidadão e a sociedade, processos internos, desenvolvimento de pessoas e a questão orçamentária e financeira.