Secretário de segurança é homenageado durante Campeonato do Corpo de Bombeiros 08/11/2009 - 09:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O secretário da Segurança Pública Luiz Fernando Delazari foi homenageado neste sábado (07) pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), com uma medalha de reconhecimento, entregue durante as provas do IX Campeonato de Salvamento Aquático, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militares (CBM) do Estado do Paraná, em parceria com a Sobrasa, de 04 a 07 de novembro, em Guaratuba (litoral paranaense).

“É uma honra ser homenageado por instituição de credibilidade e muito respeitada. Já os bombeiros militares são nossos herois reais, que dedicam suas vidas a salvar outras, por mais árdua que seja a tarefa. É por isso que temos investido pesado nesta corporação, tornando o Paraná um Estado mais seguro, com uma polícia mais moderna e equipada”, disse o secretário Delazari ao receber a medalha.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Jorge Thaís Martins garante que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho do secretário, “principalmente, por incentivar e aperfeiçoar a unidade, sobretudo, em relação ao salvamento aquático, bem como viabilizar a capacitação adequada dos policiais para esta atividade”. Ele destacou ainda que, desde 2003, Delazari, juntamente ao Governo do Estado, destinou importantes investimentos à corporação.

“Graças a isto, hoje o Corpo de Bombeiros do Paraná é referência, sendo procurado por outros estados, e até países, para que seus policiais freqüentem nossos cursos de instrução e capacitação, levando as atividades como exemplo a serem utilizados em suas regiões”, diz Martins. Prova disso, segundo ele, é a participação recente de dois bombeiros militares - o tenente Romero Nunes da Silva Filho e a soldado Juliana Mezadri Zanello – no IV Congresso Internacional de Salvamento e Socorrismo e II Jornada Mulher e Esporte, como palestrantes, em Madri, na Espanha.

Nos últimos anos, o governador Roberto Requião vem reestruturando o Corpo de Bombeiros com equipamentos de combate a incêndios, viaturas para atendimentos a acidentes, inclusive com produtos perigosos, ambulâncias, equipamentos gerais para o desenvolvimento da atividade e implantação do Bombeiro Comunitário.

Somente na última aquisição, realizada neste ano, o Governo do Paraná investiu no Corpo de Bombeiros cerca de R$ 12 milhões de reais, comprando, por exemplo, 31 caminhões de Combate a incêndios, quatro caminhões para auxiliar nesta mesma função, três auto-bomba-tanque, e equipamentos apropriados para ações envolvendo produtos perigosos”, conta o comandante. “Mas também já foi autorizada e homologada pelo governador uma licitação para compra de mais equipamentos em breve”, completa Martins.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, desde 2003 foram aplicados mais de R$ 70 milhões no Corpo de Bombeiros. Deste total, R$ 21 milhões somente em 2008. Como resultado da aplicação, o número de cidades atendidas pelo Siate praticamente quadruplicou nos últimos anos. Em 2003, somente sete cidades eram atendidas por esse serviço de emergência e atualmente são 26.

Também foram adquiridas 333 novas viaturas como ambulâncias, ônibus, micro-ônibus, caminhonetes 4x4, caminhões e 14 quadriciclos, embarcações como lancha UTI, jetskis, barcos, motores e botes, além de cerca de R$ 3 milhões em investimentos em obras, e R$ 6,5 milhões em equipamentos e materiais. “É importante dizer que a maior beneficiada, neste caso, é a população que é servida por serviços de qualidade”, afirma Delazari.