Socorristas formados em Ponta Grossa recebem instruções para atender deficientes auditivos 17/10/2011 - 23:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa também encerrou uma turma do Curso de Socorristas, na última sexta-feira (14). Vinte e seis pessoas (sendo 18 bombeiros militares, quatro oficiais do exército, e um guarda municipal) frequentaram a capacitação que contou, além das atividades básicas, com simulado de atendimento às pessoas com deficiência auditiva, vítimas de trânsito. 

“Esta turma foi privilegiada, pois teve treinamentos diferenciados das demais, como salvamentos verticais, na água, e resgate nas alturas, além do básico: primeiros socorros, atendimento pré-hospitar, mobilização e bandagens”, avaliou o comandante do 2° Grupamento Tenente-Coronel Roberto Enéquio de Souza. 

Durante o Curso de Socorrista os bombeiros militares têm aulas de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). O protocolo de atendimento às vítimas de traumas foi atualizado para que as pessoas com deficiência sejam bem atendidas pelo Corpo de Bombeiros. 

Além da linguagem de sinais, os socorristas também realizaram dois dias de instrução na Cachoeira do São Jorge. As atividades desenvolvidas foram imobilizações e remoções de vítimas tanto utilizando técnicas de busca terrestre e salvamento vertical, como vítimas de traumas em águas rasas e afogamento. 

Foi realizada também uma busca noturna para os alunos terem conhecimento das dificuldades e no dia seguinte foram realizados simulados e como descontração mergulho e rapel. 

SIMULADO - Os acidentes acontecem mesmo que as leis de trânsito e a direção segura diminuam os riscos, por isso o 2° GB realizou o Curso de Socorrista, que contou com um ingrediente a mais: aulas práticas que simularam o atendimento de vítimas de trânsito com deficiência auditiva, já que estas pessoas precisam de atenção diferenciada durante um trauma. 

Uma colisão entre um carro e uma van (lotada com 18 pessoas portadoras de deficiência auditiva) foi simulada, no centro da cidade de Ponta Grossa, no final de setembro. “O objetivo desse treinamento é fazer com que os bombeiros saibam como atender essas vítimas com qualidade e segurança”, destaca o tenente-coronel.