Visita à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. 03/02/2021 - 08:38

Nesta terça-feira (2), o Comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Gerson Gross em companhia do Chefe do Estado Maior da PMPR, Coronel Vanderley Rothenburg, realizou uma visita ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Na ocasião foram  recebidos pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e presidente da LIGABOM, Coronel Edgard Estevo da Silva e também por toda a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Organizacional da PMMG, comandada pelo Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. A comissão de especialistas da PMPR composta por mais 4 oficiais continuam em Minas Gerais até sexta-feira em reuniões e troca de informações para a implantação do plano estratégico na PMPR E CBM-PMPR.

O principal objetivo da visita é conhecer o plano estratégico das instituições, uma vez que a Polícia Militar do Paraná está elaborando o seu plano e o Corpo de Bombeiros realizará a revisão do plano já existente na instituição.

De acordo com o Coronel Rothenburg, a Polícia Militar de Minas Gerais é referência no planejamento estratégico e já estão na quinta versão do plano deles. “Vamos fazer, pela primeira vez na história, a entrega e a apresentação, ao nosso Comando-Geral, do plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, que deve nortear a instituição pelos próximos 15 anos. Para isso, viemos visitar e captar informações que serão importantes para nós nesse momento”, explicou.

“A troca de experiências na evolução e no aprimoramento do planejamento estratégico deles ao longo da história é muito importante para o nosso aprendizado, para o nosso aprimoramento e para não passarmos por situações que para eles não deram certo”, completou o Coronel Rothenburg. Ainda segundo o Coronel, o plano da PM do Paraná foi construído em alinhamento com as instâncias superiores.

O Coronel Gross, faz parte da comissão que está elaborando o plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, contou que as metas e objetivos do Corpo de Bombeiros também estão no planejamento. “Com essa visita técnica nós vimos a importância na mudança de algumas estruturas, como a possível criação de assessoria de planejamento estratégico, voltada à busca de resultados com definição de metas, prazos e entregas de curto prazo, visando mudar o estilo administrativo”, relatou.

O Coronel Gross acrescentou ainda que a equipe está no caminho certo. “Por exemplo na busca por recursos alternativos, por emendas parlamentares, financiamento de outros bancos, parcerias com empresas privadas, entre outros.”

Ressalta-se que o Coronel Gross foi coordenador da comissão de especialistas na elaboração do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros  para os anos de 2017 a 2025 e também é o coordenador na construção do plano da PMPR para o período de 2021 a 2035.

Além do Coronel Rothenburg e do Coronel Gross, também participaram da visita técnica o Major Damião Enéias de Melo dos Santos, o Capitão Marcelo Barros do Nascimento, o Capitão João Cláudio Schena e o Tenente Daniel Alexandre da Silva.