Vítima desaparecida há 06 dias no Pico Paraná é encontrada com vida 13/09/2021 - 16:38

Entenda a história: No dia 06 setembro, um grupo de 3 pessoas acessou a fazenda do Pico Paraná com o intuito de fazer uma subida até o Morro do Getúlio. Após realizar a atividade, o grupo se separou e um dos membros decidiu ir sozinho até o Pico Paraná, informando ao grupo, por volta das 17h (após chegar ao cume) que iniciaria a descida por volta das 18 horas.
O grupo após retornar a base do Pico Paraná ( 07 de set. por volta das 16 horas),e constatar que o colega não havia retornado, acionou o Corpo de Bombeiros informando o desaparecimento da vítima, dando então início a busca.
A operação, que teve duração estimada de 120 horas, contou com o emprego de mais de 80 pessoas, englobando bombeiros militares do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e voluntários do COSMO e FEPAM, além da aeronave do BPMOA e sua tripulação.
Foram organizadas Operações com drones e instalação de repetidoras móveis para agilizar a comunicação via rádio, e após atividades georreferenciadas e monitoramento das trilhas principais e acessórias.
Esta operação foi considerada complexa e histórica, pois apesar do efetivo e material empregados para resgate da vítima, devido aos dias transcorridos, sabia-se que a vítima poderia estar com alguma lesão e em uma situação de risco para sua vida.
Após 06 dias de buscas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, na manhã do último domingo (12) a vítima foi localizada com vida e a operação finalizada com êxito.
Entretanto, o Corpo de Bombeiros, aproveita o histórico desse atendimento para alertar e reforçar as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados na realização dessa atividade.

Preste atenção nessas orientações e, caso decida fazer caminhadas em trilhas, coloque-as em prática, para garantir a sua segurança nesse momento de lazer.

• Não pratique essa atividade sozinho.
  • Iniciar a caminhada cedo, ainda pela manhã.
  • Importante levar lanches, água para hidratar, lanterna e ainda se possível um gps para localização.
  • Hoje temos a facilidade do aparelho telefônico, então a pessoa pode até mesmo compartilhar a sua localização com algum familiar para avisar dessa prática e do local que estará indo.
  • Mantenha seu celular carregado.
  • Fique sempre atento ao percurso para evitar quedas.
  • Utilize roupa confortável e esteja preparado para mudanças climáticas durante a realização da atividade.
  • Utilize calçado com aderência para prática.

Acesse este vídeo produzido pelo Corpo de Bombeiros para saber mais a respeito de como realizar sua caminhada ecológica com mais segurança.

Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.