CBMPR disputa competição internacional de salvamento em altura 20/02/2024 - 15:44

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) participa nesta semana, entre quarta-feira (21) e sábado (24), de sua primeira competição internacional de salvamento em altura. O Grimpday South America, que será realizado em Curitiba, traz de maneira inédita o evento nascido na Bélgica para a América do Sul. Ao todo, dez equipes confirmaram presença na disputa: três brasileiras, incluindo duas do Paraná e uma de Santa Catarina; duas norte-americanas; uma da Bélgica; uma da Espanha; uma da Inglaterra; uma do Chile; e uma exclusivamente composta por mulheres de várias nacionalidades. Além do time do CBMPR, o estado é representado também por um grupo civil.

“Nosso objetivo número 1 é a troca de informações. Observar os meios de atuação das equipes, como se organizam para fazer os resgates, e com isso poder dar um retorno institucional ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio de cursos, capacitações, para replicar aqui o que a gente vê de melhor nas equipes de fora”, comenta o 1° tenente Gabriel Martins Marcondes, líder da equipe e representante curitibano no sexteto do CBMPR, que tem ainda dois integrantes de Maringá, dois de Cascavel e um de Santo Antônio da Platina.

O primeiro dia do evento, que terá apenas atividades internas, de registro dos participantes, informações gerais sobre a disputa e verificação de equipamentos, será especialmente propício a esse networking entre os competidores. Já a ação, com a exibição das habilidade e técnicas dos concorrentes, vai começar na quinta-feira (22).

Os desafios – Durante o Grimpday serão montados três cenários para desafiar os times, um por dia. O primeiro será na Academia Policial Militar do Guatupê; o segundo, no Viaduto dos Padres, na BR-277; e o terceiro, na Arena da Baixada. “Cada cenário vai trazer uma dificuldade diferente. Vai ser surpresa, mas a gente acredita que cada local vai exigir a aplicação de técnicas diferentes. No viaduto, o acesso é bem chato e circular lá embaixo também, já que tem muita água, pedra. Na Arena, deve ter algum teste de habilidade especial, como passar por algum vão ou fazer uma tirolesa bem grande", explicou.

O resgate executado em cada local de prova será analisado por um avaliador. “Primeiro, são considerados se foram cumpridos os requisitos mínimos de segurança; um segundo aspecto é a velocidade, o tempo decorrido para a realização do resgate; e o outro é o atendimento à vítima, como ela será tratada e retirada naquele cenário específico. Após a prova, o avaliador pontua as técnicas apresentadas”, conta o tenente do CBMPR.

Origem – o Grimpday teve sua primeira edição em 2006, idealizado por bombeiros da cidade belga de Namur. O nome GRIMP significa, em tradução livre do original francês, Grupo de Reconhecimento e Intervenção em Meios Perigosos. Embora sua edição anual seja tradicionalmente realizada na cidade de Namur, na Bélgica, o evento já passou também pela França, pelo Japão e pelos Estados Unidos.