Provas no mar abrem o 28º Troféu Elite em Matinhos 31/01/2024 - 17:12

Com a realização das provas de mar – e de areia –, começou nesta quarta-feira (31) a 28ª edição do Troféu Elite. Misto de competição e confraternização, o evento reúne guarda-vidas militares e civis que atuam durante a temporada de verão no Litoral do Paraná. Durante duas manhãs, os participantes encaram oito provas relacionadas à atividade de salvamento aquático. Neste ano, são mais de 200 inscritos, incluindo uma equipe de Santa Catarina.

Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, responsável pelo Litoral, o major Fabrício Frazatto dos Santos explica que o LifeSaving, chamado de salvamento aquático, além de simular atividades do dia a dia dos guarda-vidas, é também um esporte em expansão e reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional.

“É um esporte mundial. Teremos, inclusive, a disputa do Mundial, em agosto e setembro, na Austrália. E o Corpo de Bombeiros do Paraná é um dos destaques nessas categorias no Brasil”, diz. “É uma prova tradicional, que conta com várias modalidades voltadas à atividade de prevenção e salvamento aquático”.

O primeiro dia de disputa teve desafios superados na Praia Brava de Matinhos. A largada foi com o Aquathlon, que consiste em três etapas: corrida de 200 metros, natação de 300 metros e mais 200 metros de corrida até a linha de chegada. Depois, foram mais duas atividades na água – salvamentos com pranchão e com tubo de resgate – e duas na beira do mar: sprint de 90 metros e corrida à nadadeira.

“A prova da corrida à nadadeira é especialmente interessante: é como se fosse uma dança das cadeiras. Nós temos um número x de competidores e uma nadadeira a menos, dá-se a largada numa distância de 20 metros, e aquele não conseguir pegar uma das nadadeiras colocadas na linha final deixa a prova”, resume.

EM FAMÍLIA – O Troféu Elite é um evento voltado à família dos bombeiros e guarda-vidas civis, mas também tem espaço para famílias de sangue. É o caso, por exemplo, dos Rudnik.

O sargento Luiz Alberto, que trabalha há 30 anos na Corporação, participou da atividade desta quarta-feira ao lado da filha Milena, que é guarda-vidas civil. “Ela já está na quarta temporada do Verão Maior Paraná, e no ano que vem o meu filho vai entrar como guarda-vida civil. Tenho muito orgulho de poder participar de uma competição que fazemos todos os anos e que envolve todas as subáreas de atuação no litoral”, revela.

A filha, Milena Rudnik Araújo, atua no Litoral desde 2019. A guarda-vidas civil não esconde que a influência do pai foi fundamental. “Desde pequenininha, ver meu pai dentro da Corporação me fez querer seguir esse caminho. É um grande orgulho fazer parte dessa família que é o Corpo de Bombeiros”, conta, mostrando o carinho que tem com a instituição.

Alexandre Rudnik, de 19 anos, outro filho que mira os passos do sargento, desta vez apenas engrossou o bom público que acompanhou o início das disputas. Em 2025, no entanto, espera fazer como o pai, que ganhou uma medalha de prata nesta quarta.

CONFRATERNIZAÇÃO – Em sua décima temporada trabalhando como guarda-vidas civil no Litoral, Guilherme Andri, de 36 anos, elogia não só a realização e a organização do evento, que já virou tradição na orla paranaense, como também as constantes atividades de confraternização destinadas aos guarda-vidas.

“Estou muito feliz com as confraternizações, com os eventos que eles trazem para a gente estar se aprimorando e se aperfeiçoando cada dia mais. Isso vem unir o nosso grupo e ajudar na nossa alta performance na hora do salvamento”, opina, lembrando também de ressaltar a retaguarda dada pelas equipes do Verão Maior Paraná. “O Verão Maior Paraná está de parabéns pela organização e pelo apoio que tem dado na praia”, conclui.

Para o coordenador de Esportes do Verão Maior, Jackson de Almeida, a participação do Corpo de Bombeiros é de extrema importância, tanto em relação à segurança no mar quanto à segurança de todos os veranistas, principalmente no ambiente da praia. “É um prazer enorme poder auxiliar na realização do Troféu Elite, onde os bombeiros militares e civis disputam provas de âmbito esportivo, mas com a característica do seu dia a dia de atuação”, conta.

A sequência da competição será em Paranaguá, nesta quinta-feira (1º) pela manhã, com as provas de piscina: 50 m; 100 m; revezamento 4x25 m e 4x50 m.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.