Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário 2023/2024: confira as inscrições validadas para o teste seletivo 07/11/2023 - 14:59

Foram divulgadas pelo Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) as inscrições validadas para o processo seletivo do Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário – Turma 2023/2024.

Os candidatos que constam na lista divulgada no site do CBMPR (confira os nomes aqui) irão passar agora pelo Exame de Capacidade Física, composto por pelo teste de explosão, que envolve natação estilo livre, e o de resistência, que alterna corrida, natação e novamente corrida. O local e a data desses testes dependem da sede para a qual foi realizada a inscrição.

VEJA O EDITAL COMPLETO

Para a modalidade Águas Abertas, com preparação visando ao trabalho no mar, o teste será realizado pelo 8º Grupamento de Bombeiros, no Litoral do Paraná (Rua Rio Branco, 36 – Caiobá – Matinhos [Praia Mansa]). Devem participar das atividades nesse local todos aqueles com inscrições aprovadas para Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Ilha do Mel, nas seguintes datas e horários:

• 1ª chamada: 12/11/2023, às 9 horas
  • 2º chamada: 18/11/2023, às 9 horas

Para a modalidade Águas Interiores, com foco em ambientes de água doce, como represas, rios e lagos, há três sedes distintas: Morretes, Umuarama e Paranavaí.

Os aprovados para os trabalhos em Morretes, também de responsabilidade do 8º GB, devem se apresentar no Iate Clube de Morretes, sito à estrada de Barreiros, s/nº, dentro desse cronograma:

• 1ª chamada: 12/11/2023, às 9 horas
  • 2ª chamada: 18/11/2023, às 9 horas

Quem disputa uma da vagas para a sede de Umuarama, no 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI) terá os testes realizados na Rua José Dias Lopes, 4.310 – Jardim Aratimbó, em Umuarama.

• Chamada única: 09/11/2023, às 9 horas.

Já os que se inscreveram para o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9º SGBI), de Paranavaí, realizarão os exames físicos na Avenida João Carraro, 557, na cidade de Porto Rico.

• Chamada única: 12/11/2023, às 8 horas.

Os candidatos aprovados na seleção estarão aptos para realizar a matrícula e, desde que tenham toda documentação em ordem, iniciar o referido curso, que é dividido em duas etapas: a primeira é de instrução, com carga horária de 120 horas/aula para a modalidade Águas Abertas e 80 horas/aula para a modalidade Águas Interiores. A segunda parte é a de estágio, quando serão realizados serviços nos postos de Guarda-Vidas e/ou viaturas de ronda do serviço de prevenção contra incidentes em meio líquido nas diversas Unidades do Corpo de Bombeiros. São 300 horas para os inscritos em Águas Abertas; 120 horas para os voluntários de Águas Interiores.

Os alunos não recebem hospedagem ou alojamentos do CBMPR. Durante a etapa de estágio, o aluno embolsará R$ 155,00 como ajuda de custo para cada dia trabalhado, que consiste em até seis horas por dia, além de fardamento. Os guarda-vidas civis atuarão na Operação Verão 2023/2024 como reforço ao trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e no atendimento a afogamentos no mar, rios e lagos.

Durante todo o curso, os alunos estarão sujeitos a normas e determinações da corporação, podendo ser desligados a qualquer momento em caso de infrações que coloquem sua segurança ou de outros em risco, bem como adotar conduta que desabone a imagem da instituição.