Troféu Elite premia campeões em provas de salvamento aquático 02/02/2024 - 13:37

Corrida e natação. Duas atividades muito conhecidas da população, presentes em todo tipo de competição esportiva, das escolares às olímpicas, formam os pilares do Troféu Elite 2023/2024, disputa promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no litoral do estado entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A versão dos bombeiros dessas modalidades, no entanto, tem variações que simulam situações encontradas no dia a dia do trabalho de resgate em meio líquido - e compõem um esporte chamado salvamento aquático (em inglês, o esporte se chama LifeSaving). Nessas atividades, é preciso vencer o relógio sem descuidar da parte técnica.

“O Troféu Elite é uma motivação para os bombeiros se manterem sempre bem treinados, tanto fisicamente quanto tecnicamente. E o próprio congraçamento entre eles é bem importante”, falou o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, que durante a aula inaugural do curso de guarda-vida militar voltado para a atual temporada do Verão Maior Paraná, já havia destacado como a função de guarda-vidas é muito solitária

“Tem tantos bombeiros que saem de tão longe, deixando suas famílias para estarem aqui. Eu acho que momentos como esse ajudam até no próprio equilíbrio psicológico, para eles poderem enfrentar esse tempo todo de distanciamento familiar e dedicação e atenção que é necessário ao trabalho de salvamento aquático”, complementou o coronel do CBMPR. Ao todo, foram inscritos mais de 200 participantes, incluindo uma comitiva de Santa Catarina.

Se nos Jogos Olímpicos os atletas defendem as bandeiras de seus países, no Troféu Elite, os participantes entram em ação representando as quatro subáreas de atuação do CBMPR no litoral durante o Verão Maior Paraná. Além dos representantes paranaenses, o evento deste ano teve ainda a presença de uma equipe de Santa Catarina. Cada uma das oito provas distribui pontos até o 10º colocado. A somatória de todas as etapas define o ranking final e, por consequência, o campeão da disputa. Neste ano, quem levou a melhor foi a subárea de Pontal do Paraná, que acumulou 2.682,5 pontos.

“As competições foram ótimas, conseguimos manter uma constância nas provas, estar sempre no pódio, especialmente no feminino. O troféu está em casa, está bem cuidado e esperamos que fique aqui por alguns anos”, comentou o tenente Gustavo Henrique Ferreira Alves, chefe da equipe campeã. “A gente começou com uma equipe pequena, mas o pessoal foi se animando, competindo para ver quem disputaria qual prova. E, ao mesmo tempo que tinha essa concorrência interna, o pessoal estava se unindo. Uma das coisas que mais eu fiquei feliz foi ver o pessoal construindo esse time, ver a turma tão unida assim”, complementou.

Para festejar o título, os bombeiros-atletas tiveram que superar, no primeiro dia, provas realizadas no mar da Praia Brava de Matinhos. Além do Aquathlon, que consiste em duas sessões de corrida de 200 metros intercaladas com uma sessão de 300 metros de natação, também foram disputadas duas modalidades de salvamento - uma com uso de pranchão e outra com tubo de resgate - e duas de corrida, sendo uma de sprint de 90 metros e outra a corrida à nadadeira. Nessa última, os participantes começam deitados e, quando é dada a largada, correm em direção a nadadeiras colocadas na areia 20 metros à frente. Como sempre há uma nadadeira a menos do que o número de competidores, alguém termina a série desclassificado.

No segundo dia, o Troféu Elite trocou a areia e a água salgada pela água doce das piscinas. As raias do Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, em Paranaguá, abrigaram quatro provas diferentes, que só terminaram no final da tarde desta quinta-feira (1º). Duas delas eram individuais, replicando salvamentos, nas quais um manequim era usado para simular a vítima: 50 metros e 100 metros com o uso de nadadeiras. Houve ainda dois revezamentos com equipes de quatro atletas. O primeiro foi o 4x25 metros carregando o manequim. Já o 4x50 metros medley é mais específico. O primeiro competidor completou 50 metros sem nadadeira e o segundo, 50 metros com nadadeira. Ao terceiro coube nadar mais 50 metros usando cinto de salvamento. E o último finalizou a prova carregando o terceiro nadador como vítima.

Além das premiações de cada prova (individuais, em duplas ou por equipes) e para a subárea com maior pontuação geral, também foram entregues quatro prêmios Guarda-Vidas de Ferro (GV de Ferro). A honraria é destinada aos competidores que contribuíram com mais pontos para suas subáreas durante o evento. São contemplados dois homens - um guarda-vidas militar e outro civil - e duas mulheres.

Entre os militares, os agraciados foram o Subtenente Flávio Roberto Blum e a cabo Thalyta Christine Schlottag De Macedo. "Fiquei muito feliz e orgulhosa em ter conseguido esse honrado troféu de GV de ferro, fiz o meu melhor em cada prova representando a minha subárea Pontal do Paraná. Todas as provas exigiam bastante força e técnica, tornando essa competição de alto nível para todos os guarda vidas", celebrou a cabo Thalyta. 

Já os civis que levaram a premiação foram Yohan Morais e Ana Carolina Matuchewski Ferreira. “É sempre um prazer participar do Troféu Elite. É um evento bem organizado. Foi uma honra ter ganhado esse prêmio que mostra o preparo e a dedicação pela profissão de todos os guarda-vidas. No litoral, mostra que todos estão dedicados e empenhados a salvar o máximo de vida possível”, resumiu o guarda-vidas civil Yohan Morais.

“A competição faz com que a gente busque estar sempre bem preparado para desempenhar o serviço de guarda-vidas. Além de poder rever os amigos e confraternizar com os atletas das outras subáreas. Nessa temporada, tivemos mais categorias femininas e a mulherada estava voando nas provas. É bom demais ver a adesão das meninas ao esporte de lifesaving, porque isso impacta positivamente no preparo físico que a atividade-fim exige”, reforçou a guarda-vidas civil Ana Carolina, que já tinha um GVC de Ferro no currículo.

Verão Maior Paraná - O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS FOTOS DO EVENTO (GOOGLE DRIVE)

 

 

GALERIA DE IMAGENS