1º COMANDO REGIONAL TEM NOVO COMANDANTE 23/08/2023 - 16:30

No dia 22 de agosto de 2023 ocorreu a entrega de Comando do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar.
Na solenidade, o Exmo. Sr. Cel. BM Gilberto Gavlovski entregou o Comando para o Sr. Ten. -Cel. BM Fernando Ferreira Machado, o qual comandará uma área com responsabilidade sobre 76 municípios responsável por 5 Grupamentos de Bombeiro e 1 Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Curitiba, Região Metropolitana, Ponta Grossa, Irati e Litoral.

Prestigiaram o evento diversas autoridades Civis e Militares, dentre elas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Comandante Geral da Polícia Militar, os Comandantes Regionais do 2º CRBM (Londrina) e do 3º CRBM ( Cascavel), além de, Secretários estaduais, Deputados Estaduais, Prefeitos, Militares da ativa e da reserva, entidades civis, familiares e amigos.

Na oportunidade o Cel. Gilberto foi elogiado individualmente pelo Exmo Cel. Antonio Geraldo Hiller Lino, o qual presidiu a cerimônia de entrega de Comando e em suas palavras enalteceu o esforço realizado pelo Comandante substituído em sempre auxiliar a tropa a ele subordinada.

Durante o evento foi realizada a entrega de homenagens ao Cel. Gilberto, comandante substituído, com o livro contendo o dossiê funcional do militar, homenagem às esposas e descerramento do quadro que será incluído a Galeria dos Ex. Comandantes do 1º CRBM.

O Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto realizou também a entrega de 5 ambulâncias para quartéis de Curitiba e Região metropolitana, sendo 2 para Curitiba, uma para Lapa, outra para Campo Largo e uma para São José dos Pinhais. Durante o discurso do Secretário da SESA , Beto Preto o mesmo informou que pretende realizar a renovação de toda frota de ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. Até o final do ano serão entregues 95 ambulâncias para a Corporação e enalteceu a necessidade de se agir com coragem para que as instituições avancem.
O Cel. Gilberto proferiu algumas palavras referentes a essa mudança que irá ocorrer em sua vida pois se aposentará e agradeceu a todos, em especial a tropa de bombeiros militares, pois sem eles o quartel não faria sentido.

O Exmo. Sr. Cel. Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, Comandante Geral do CBMPR, em seu discurso também destacou a lealdade e dedicação do comandante substituído, Cel. Gilberto, no desempenho de suas funções e desejou sucesso a nova etapa da carreira do Ten. – Cel. Machado, Comandante substituto.
Concluindo a cerimônia os Comandantes substituto e substituído desfilaram em revista a tropa e após realizaram o desfile em continência ao novo comandante do 1º CRBM, Ten.-Cel. Machado.

Além desses atos, uma ação que não faz parte do protocolo das cerimônias militares mas faz parte da tradição bombeiro militar, foi realizada, o banho de mangueira com água advinda do caminhão do Corpo de Bombeiros no Comandante Substituído que irá se aposentar na semana seguinte a esse evento, e representa a passagem simbólica para a reserva do CBMPR.