3ºCRBM conclui atualização profissional de mergulho e a busca aquática 17/04/2024 - 09:20

Nesta sexta-feira (12), foi concluída em Foz do Iguaçu a atualização profissional para operações referentes ao mergulho e a busca aquática na área do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar.

Vinte militares de várias unidades do 3ºCRBM, realizaram instruções sobre afogamentos, uso e comunicação com máscaras full face, técnicas de busca em equipes de mergulhadores e padrões de busca  em rios de corredeira e com simulação de resgate de cadáver, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento observando os limites de segurança nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Santa Helena.

Os bombeiros também afundaram um barco no lago para a demonstração de localização com o sonar ARIS Explorer 3000, aplicado pela bióloga da Itaipu Binacional Caroline Heinn. O aparelho coleta dados com clareza de imagem mesmo em águas turvas, funcionando até mesmo com visibilidade zero. Logo em seguida, foi realizada a atividade de reflutuação da embarcação.

Com a atualização, o Corpo de Bombeiros capacita seus profissionais para atuarem de maneira mais efetiva nas ocorrências desta natureza e como multiplicadores de conhecimentos em suas unidades de origem, elevando o nível profissional do serviço prestado à sociedade.