GOVERNO DO ESTADO ENTREGA DUAS NOVAS AMBULÂNCIAS PARA O CORPO DE BOMBEIROS 18/08/2023 - 16:23

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (18), duas novas ambulâncias que integrarão a estrutura do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) nas cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira.

O repasse das viaturas aconteceu em um ato solene, no prédio da nova sede do 9º Grupamento de Bombeiros, na Vila A, com a presença dos militares da Corporação e autoridades municipais e estaduais.

Na ocasião, o Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, entregou aos prefeitos Francisco Lacerda Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, Antônio França Benjamim, prefeito de Medianeira, e ao Subcomandante do 9ºGB, Ten.-Cel. Edson Leonel Rodrigues, as chaves das novas ambulâncias que atenderão a população da região.

O investimento do Governo é de quase R$ 1 milhão, com um custo unitário de cada viatura na ordem de R$ 498 mil. Os veículos entregues já estão prontos para operação. Contando com kits completos de atendimento, vão contribuir para intensificar a estratégia de regionalização da saúde.

O secretário ressaltou a importância desses veículos para o eficiente apoio à população: “cada ambulância do SIATE atende, em média, oito pacientes por dia em cuidados pré-hospitalares. A substituição de parte da frota vai permitir uma maior segurança e agilidade emergencial", avaliou Beto Preto.

Em seu discurso, o secretário de saúde do Estado também agradeceu ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, cuja cooperação interinstitucional com prefeituras e Estado possibilitou a firma do novo protocolo do SIATE para o fortalecimento do serviço.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, as viaturas “são veículos que auxiliam a demanda de maneira eficaz”, e  ressaltou: “Foz do Iguaçu se sente agraciada por esses recursos que podem significar a diferença na hora de salvar vidas. Temos um grande fluxo de pessoas em nosso município, turistas, moradores de países vizinhos, que também demandam atendimento do Corpo de Bombeiros em nossa cidade, então toda ação em prol da saúde é sempre bem-vinda".

Já o prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, frisou: "este é um reforço muito importante, que demonstra como o governo tem grande atenção não somente aos grandes centros, mas a todos os municípios do Estado, e, neste sentido, fortalecer o serviço do Corpo de Bombeiros sempre resulta em um cuidado maior e certo à nossa população”.

Finalizando a solenidade, o Ten.-Cel. BM Edson Leonel Rodrigues, respondente pelo Comando do 9º Grupamento de Bombeiros, agradeceu ao secretário estadual de saúde e aos prefeitos das cidades beneficiadas. O Ten.-Cel. lembrou que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições com melhor avalização pela população, e que Foz do Iguaçu, uma cidade turística e receptiva, tem a vocação de atender bem a todos, e que isso permeia os serviços da corporação, agora reforçados com duas novas ambulâncias de ultima geração.

AS VIATURAS – As duas novas ambulâncias são do modelo Mercedes -Benz Sprinter 2.2, a diesel, ano/modelo 2022/2022 e dispõe de chave presencial, semelhante a um alarme, com botões para dar a partida, desligar o motor, travar e destravar as portas, entre outras funções o que pode agilizar deslocamentos e facilitar a segurança dos bombeiros em casos de atendimentos em lugares inóspitos. As novas viaturas também possuem bancadas e salões de atendimento mais amplos, o que possibilita abrigar uma equipe maior de socorristas e médicos para intervenções ainda mais complexas.

RENOVAÇÃO - Em julho, o Governo do Estado deu início à maior renovação de frota da história do SIATE. Ao todo, são R$ 29,8 milhões por meio da parceria Sesa/Corpo de Bombeiros destinados à distribuição de 60 veículos pelo Estado. Todos já contam com kits completos de atendimento, possibilitando maior suporte pré-hospitalar em todas as regiões do Paraná.

PRESENÇAS - Também participaram do evento os deputados estaduais Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, Matheus Vermelho, Alexandre Curi, Alisson Wandscheer, Luiz Cláudio Romanelli, do Secretário de Segurança de Foz do Iguaçu e ex-Comandante do 9ºGB Marcos Antonio Jahnke, da Secretária de Saúde de Foz do Iguaçu Rose Meri da Rosa e do Diretor da 9 Regional de Saúde, Ademir Ferreira.

O SIATE NO 9º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Em 27 anos de serviço, os registros do Corpo de Bombeiros apontam mais de 100 mil atendimentos em um serviço executado diariamente, em regime de 24 horas de prontidão.

Com especialização de novos socorristas ocorrendo de forma descentralizada e com o suporte operacional de viaturas e equipamentos por parte do Governo do Estado, o Corpo de Bombeiro começa a estabelecer uma nova etapa de serviço e excelência profissional em prol da população do nosso estado.

Tipos de ocorrências atendidas pelo SIATE:

Acidente de trânsito (colisão, atropelamentos e capotamento);

Quedas (de mesmo nível ou de nível diferente);

Ferimento por arma branca (facas e similares);

Ferimento por arma de fogo;

Agressão;

Queimaduras (calor, eletricidade, substâncias químicas);

Desabamento/soterramento;

Outros traumatismos.

Como acionar o SIATE, em qualquer lugar do Estado:

Em caso de acidente com vítima, disque 193. Você será atendido por uma equipe especializada, que está à sua disposição 24 horas por dia, no Corpo de Bombeiros. Ao ser atendido, você será solicitado a prestar várias informações. Tenha calma e responda a todas as perguntas com clareza, pois a equipe de socorro já estará se deslocando e suas informações são muito importantes para que o médico tome a decisão adequada.