INAUGURADA A NOVA SEDE DO 9ºGB EM FOZ DO IGUAÇU 01/09/2023 - 16:47

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, inaugurou nesta sexta-feira (01), juntamente com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior e o Ten.-Cel. Amarildo Ribeiro, Comandante da nossa Unidade, a nova sede do 9º Grupamento de Bombeiros em Foz do Iguaçu. A solenidade contou com autoridades municipais, estaduais e federais além de dirigentes religiosos da região.

A estrutura de dois pavimentos possui 5.849,51 m² de área total construída, é a maior do Estado do Paraná abrigará toda a logística e coordenação do atendimento de emergências do Corpo de Bombeiros na região conformada por 11 municípios: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante D’Oeste.

No ato, o governador ressaltou que Foz do Iguaçu passa a contar agora, com a maior estrutura de Bombeiros do Estado e que a obra é parte de um projeto reestruturação da Corporação que inclui a emancipação da PMPR, e a maior renovação de frota da história do SIATE, com a aquisição de 60 ambulâncias para o Corpo de Bombeiros em todo Paraná.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, remarcou que momento era de agradecimento. Ele lembrou todos os bombeiros que já passaram e que ainda atuam pela unidade, além das instituições parceiras que contribuem com o serviço da Corporação. Para o Comandante, Foz do Iguaçu conta agora com uma estrutura a altura da região, a qual não é apenas uma obra física, e sim um símbolo tangível do esforço do Corpo de Bombeiros em seu serviço à comunidade.

A HISTÓRIA

A nova sede do 9ºGB começou a ser planejada ainda nos anos dois mil, visando a unificação da estrutura, centralizando a coordenação dos serviços administrativos e operacionais em um espaço que possibilitasse também o rápido deslocamento de viaturas para o atendimento às ocorrências.

Este projeto foi se concretizando na região da Vila A a medida que a Itaipu Binacional e Comando do Corpo de Bombeiros foram apoiando a ampliação do quartel, criado em 1996, com o intuito de atender a região norte do município.

Em 12 de maio de 1997 foi assinado um contrato de comodato. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros passou a utilizar a estrutura para instalações e prestações de serviços. No ano de 2004 a Itaipu Binacional faz a doação das instalações do PB Vila A ao Estado do Paraná, com finalidade de uso pelo Corpo de Bombeiros do município.

Em 2011, a Itaipu doou o terreno adjacente ao atual quartel. Com mais de 17.671,87 metros quadrados e saída para a Avenida Paraná, o imóvel atendia os anseios da Corporação para a construção da nova sede.

O INÍCIO DAS OBRAS

Em 15 de março de 2021, foi então lançada a pedra fundamental da obra que será a nova sede do 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Paraná. Através de investimentos atualizados na ordem de  R$ 27,5 milhões, com recursos oriundos de um financiamento do BID para a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp). Todo o acompanhamento técnico e fiscalização do projeto e da obra foi realizado pela Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (Secid).

A PROPOSTA DE SERVIÇO

A nova unidade vai concentrar todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público como a confecção de boletins de atendimentos do SIATE do Corpo de Bombeiros e demais ocorrências, além dos setores de vistorias e análises de projetos de edificações e eventos cuja a responsabilidade de fiscalização é do Corpo de Bombeiros.

O prédio conta ainda com a central de gerenciamentos das chamadas de emergência, que hoje funciona no posto de bombeiros no bairro Maracanã, salas de aperfeiçoamento técnico e de videoconferência, fisioterapia, auditório, refeitórios, coordenação e almoxarifados de equipamentos, alimentação e do SIATE integrado com o SAMU bem como  lavanderias, alojamentos e vestiários para prontidão 24 horas de serviço, estacionamentos, serviços operacionais e manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

O quartel também nasce com um propósito de sustentabilidade, possuindo um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva, aquecimento solar e com planos para a instalação de um sistema para a geração energia fotovoltaica. A meta é integrar o prédio ao projeto “Vila A Inteligente”, onde se buscará parceria com a Itaipu Binacional e a prefeitura de Foz do Iguaçu para a sincronização dos semáforos da região, agilizando o deslocamento de caminhões e ambulâncias em atendimentos de emergências e proporcionando segurança no trânsito para motoristas e pedestres.

Esta conexão que coloca a tecnologia a favor do serviço público já começa pela Central de Atendimento (COBOM), onde os bombeiros rádioperadores terão acesso compartilhado às câmeras de monitoramento das principais vias da cidade, geridas pela Guarda Municipal, que auxiliarão na estratégia de melhor deslocamento das viaturas e verificação de ocorrências de trânsito.

A INAUGURAÇÃO

Com a inauguração, nesta sexta-feira, 1º de setembro, o novo quartel irá aperfeiçoar toda logística de atendimento de emergência em nossa região, com estrutura física ampla e de qualidade que representará melhoria nas condições de atendimento ao público e de trabalho aos homens e mulheres que compõem a corporação.

Com as novas instalações, consequente modernização e reaparelhamento de materiais e viaturas, temos a certeza que seguiremos atendendo os patamares elevados de aprovação e expectativas da população.