Quartel de Rio Negro é nomeado em homenagem a bombeiro militar 10/11/2023 - 16:00

Em uma cerimônia solene e carregada de emoção, a 2º Seção de Bombeiros do 2º Subgrupamento de Bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiros prestou homenagem ao soldado Emerson Reichardt, batizando o quartel da cidade de Rio Negro com seu nome. O bombeiro, que tinha o sonho de ser guarda-vidas, faleceu em 2021, aos 34 anos, enquanto nadava em Guaratuba.

O agora denominado “Posto de Bombeiro Soldado Emerson Reichardt” recebeu na solenidade o Major Dimas Clodomiro Menegatti, respondendo pelo comando do 6º GB, além de autoridades locais, ex-comandantes da 2ªSB, representantes militares das forças armadas e a família do homenageado. As presenças ilustres reforçaram a importância histórica da instituição para a região – o 6º GB é responsável por 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em sua participação, o prefeito de Rio Negro, Professor James Karson Valério, demonstrou apoio e reconhecimento da administração municipal à Corporação e enalteceu a iniciativa de honrar o nome do Sd. Reichardt.

A cerimônia também contou com a presença da família do Soldado Emerson Reichardt, cujos pais foram especialmente homenageados. Foram destacadas as contribuições e o legado deixado pelo soldado em dez anos de serviço à comunidade e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. “Mais do que um combatente, Emerson era um companheiro solidário, sempre preocupado com o bem-estar de seus colegas e superiores. Não apenas zelava pela segurança e técnica no atendimento de ocorrências, mas também oferecia apoio psicológico, compartilhando conselhos edificantes e ensinamentos valiosos para a vida”, foram algumas das palavras utilizadas no discurso da solenidade.

O novo nome do quartel não apenas perpetua a memória do Soldado Emerson Reichardt, mas também serve como lembrete constante da coragem e sacrifício inerentes à profissão. O evento reforçou ainda os laços entre a comunidade, as forças armadas e os serviços de emergência, destacando a importância da união em prol da segurança e bem-estar de todos.

O Posto de Bombeiro Soldado Emerson Reichardt permanecerá como um símbolo duradouro de honra e serviço dedicado à proteção da vida e do patrimônio.