12 Novos Aspirantes á Oficial para o CBMPR 24/07/2025 - 12:00
Aos 18 dias do mês de julho, ocorreu a cerimônia militar, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), marcando o término da jornada rumo ao aspirantado. Concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) 12 aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).
A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do CBMPR, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino; do Subcomandante-Geral do CBMPR, Coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; do comandante da Escola Superior de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Eduardo Gomes Pinheiro.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM) foi uma etapa essencial na forja dos futuros comandantes do CBMPR. Durante os três anos de escola, os militares foram aperfeiçoados em sua formação, sempre pautada na hierarquia e na disciplina, aprendendo a comandar diante das mais diversas situações, em um curso que alia teoria e prática para a formação de líderes competentes.
Diante dessa brilhante trajetória, foi escolhido pela turma dos aspirantes 2025 o capitão Manoel Vasco de Figueiredo para ser o patrono da turma, destacando-se por sua trajetória exemplar, marcada pelo compromisso, liderança e dedicação aos valores institucionais. A homenagem contou com a presença de seus familiares, em reconhecimento à contribuição desse militar e de seus entes queridos à história da segurança pública paranaense.
O Comandante-Geral do CBMPR, Coronel QOBM Antônio Geraldo Hiller Lino, em seu discurso ressaltou características da carreira militar dos novos aspirantes e a missão constitucional de cada uma das corporações:
“Aspirantes, a formação técnica necessária para chegarem até aqui está concluída. Nesta noite, ao romperem marcha entoando o brado “do fora de forma”, vivam intensamente esta profissão desejada por muitos e conquistada por poucos. Mas lembrem-se sempre de que a justiça deve ser a bússola que orienta cada uma de suas decisões, pois é ela que legitimará sua autoridade perante aqueles que comandarão. Liderem sempre pelo exemplo, porque as palavras convencem, mas as atitudes têm o verdadeiro poder de transformar.”, afirmou.
Com isso, os 12 militares estaduais do CBMPR passarão a atuar no âmbito da segurança pública em diferentes localidades do estado, sendo destinados:
• 1 aspirante a oficial para o 2° BBM;
• 1 aspirante a oficial para o 7° BBM;
• 2 aspirantes a oficial para o 1° BBM;
• 1 aspirante a oficial para o 8° BBM;
• 2 aspirantes a oficial para o 3° BBM;
• 1 aspirante a oficial para o 4° BBM;
• 1 aspirante a oficial para o 9° BBM;
• 1 aspirante a oficial para o 5° BBM;
• 1 aspirante a oficial para a 5ª CIABM; e
• 1 aspirante a oficial para a 6ª CIABM.
Que cada passo dado pelos novos aspirantes represente a força da vocação, a coragem do servir e o compromisso inabalável com o bem comum. Assim, com orgulho e honra, os aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná estão prontos para iniciar sua jornada, guiados pela ética, pela disciplina e pelo mais nobre ideal: salvar e proteger.
Fonte: ESBM






















