5° Grupamento de Bombeiros envia militares para compor a força-tarefa no Rio Grande do Sul 12/09/2023 - 10:39

(Maringá/PR - 12/09/23) No domingo (10), 52 bombeiros militares do Paraná se deslocaram para a cidade de Arroio do Meio - RS, em 15 viaturas com inúmeros materiais e equipamentos de busca e salvamento. O objetivo é reforçar o efetivo paranaense de 11 bombeiros e três cães que já atuavam no estado em razão dos efeitos trazidos pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Além das missões de busca e salvamento, são realizadas ações de ajuda humanitária, especialmente em locais de difícil acesso. 

Do contingente do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná - CBMPR, dois militares são do 5º Grupamento de Bombeiros - 5ºGB, sendo o Subtenente José Carlos De Souza e o Cabo Elian Ferreira dos Santos. O primeiro está na corporação há mais de 30 anos, trabalha no quartel de Campo Mourão, é formado em Educação Física pela UEM e especialista em Gestão Pública, além de possuir Curso de Guarda-Vidas, Curso de Sistema de Comando de Incidentes, Curso de Socorrista, Curso de Salvamento em Altura e Estágio em Operações de Busca e Salvamento.

Já o Cabo Ferreira está há mais de 11 anos na corporação, trabalha no quartel de Maringá, e é especialista em Proteção e Defesa Civil pela UNINA/PR e em Políticas Públicas em Segurança pela Faculdade Campos Eliseos/SP, e pelo Corpo de Bombeiros possui inúmeros cursos de capacitação, como Curso de Guarda-Vidas, Curso de Socorrista, Curso de Condutor de Viatura Bombeiro Militar, Curso Especial para Tripulação de Embarcações, Curso Básico de Bombeiros para Aeródromos e Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Comando-Geral do CBPMPR, essa foi a terceira leva de apoio do Paraná ao Rio Grande do Sul. O Paraná havia enviado na quarta-feira (6) quatro militares do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Mais sete bombeiros e três cães chegaram entre sexta-feira (8) e sábado (9). A tropa paranaense na região conta com apoio de uma aeronave.

Para mais informações sobre a operação, acesse https://www.bombeiros.pr.gov.br/ e as redes sociais oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, e para atualizações sobre os militares do 5ºGB e suas missões na operação o instagram do grupamento https://www.instagram.com/bombeirospr_maringa/.