Afogamento em distrito de Peabiru mobiliza recursos de emergência, mas uma jovem de 12 anos morre 27/12/2022 - 09:48

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (27/12/2022) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado, em torno das 16h40min desta segunda-feira (26), para atendimento de um afogamento em Silvolândia, distrito de Peabiru. Foram despachados do aquartelamento de Campo Mourão quatro bombeiros militares em uma viatura de busca e salvamento. Simultaneamente, o Saúde 10, aeronave de suporte avançado de vida do Samu, rumava para o atendimento.

Durante o deslocamento terrestre, a guarnição foi interceptada por veículo no sentido contrário. Uma mulher identificou-se como mãe de duas vítimas do afogamento. Com ela, no carro, estava uma criança feminina com idade entre 5 e 8 anos, consciente porém sonolenta. A segunda vítima, segundo a mãe, era sua filha de 12 anos, que submergiu ao entrar na água para resgatar a mais nova.

Diante das informações levantadas, e levando critérios técnicos de triagem, atendimento pré-hospitalar e de salvamento aquático, orientaram a mãe a prosseguir por meios próprios ao pronto atendimento de Peabiru, enquanto a guarnição seguia com prioridade em busca da vítima submersa.

Na cena, os bombeiros verificaram tratar-se de um curso d'água próximo à cachoeira de Silvolândia. A jovem de 12 anos já havia sido retirada do meio líquido por terceiros, e havia recebido o atendimento da equipe de suporte avançado do Saúde 10. Contudo, não foi possível reverter seu quadro de parada cardiorrespiratória, o que caracterizava um afogamento de grau 6, o mais severo, tendo sido declarado o óbito pelo médico.

O pai das vítimas também sofreu afogamento na tentativa de resgate, mas sem gravidade.