Apucarana sede da 13º CORPDEC realizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil 27/02/2014 - 08:43

A prefeitura municipal de Apucarana e a 13ª Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil – 13ª CORPDEC, com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), promoveram nesta cidade, no dia 25 de fevereiro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil.

O processo conferencista foi presidido pelo comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Hemerson Saqueta Barbosa e teve a participação de 16 municípios da região, com representantes da sociedade civil organizada, comunidade científica, do poder público, agentes da Defesa Civil, conselhos profissionais e de políticas públicas, e representando o poder executivo dos demais municípios o prefeito de Novo Itacolomi, o Polaco da Pá.

Foram parceiros neste evento, além da prefeitura, UTFPR e CONSEG, o Sr. Ewerton de Oliveira Pires, superintendente do Meio Ambiente e Turismo, o 10º Batalhão de Polícia Militar, o 30º Batalhão de infantaria Mecanizada, Pelotão da Patrulha Escolar, Núcleo Regional de Educação, Guarda Municipal e o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana- IDEPPLAN.

O evento também contou com a presença do Coordenador Executivo de Defesa Civil Estadual, o Tenente-Coronel Edemilson de Barros, que ministrou uma palestra para subsidiar os debates dos grupos de trabalho.

Os participantes foram divididos em grupos de discussão para definirem princípios e diretrizes para promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas de Defesa Civil, tendo em vista os novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil.

Também foram eleitos os delegados que irão representar os municípios e apresentarão os princípios e diretrizes na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que será realizada em Curitiba, nos dias 10 e 11 de abril deste ano.