Aula Inaugural do 1º Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas (CHOE-BM) 09/06/2025 - 17:04
No dia 9 de junho, foi realizada, no auditório do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a aula inaugural do 1º Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas (CHOE-BM).
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades da SESP e do CBMPR, entre elas: o Cel. Hudson Leôncio Teixeira, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, o Comandante-Geral do CBMPR, o Cel. QOBM Antonio Geraldo Hiller Lino; o Subcomandante-Geral, Cel. QOBM Jonnas Emmanuel Bengui Pinto; o Corregedor-Geral e Diretor da DAT/CBMPR, Cel. QOBM Adriano Barbosa; o Diretor de Pessoal, Cel. QOBM Adriano de Mello; o Diretor da DALF/CBMPR, Cel. QOBM Fabio Roberto de Azevedo Thereza; Cel. Emerson José Guimarães Ferreira Comandante do 1º CRBM e o Comandante da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), Ten. Cel. QOBM Eduardo Gomes Pinheiro.
Durante a cerimônia, o Cel. Hiller fez uso da palavra e destacou a importância do curso, ressaltando o papel fundamental que os futuros oficiais especialistas desempenharão no fortalecimento da estrutura organizacional do CBMPR.
A aula inaugural foi ministrada pelo Cel. Hudson Leôncio Teixeira, que abordou o histórico de criação do CHOE PM/BM e outras conquistas relevantes da pasta.
O Quadro de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (QOEBM/CBMPR), instituído pela Lei Estadual nº 22.234/2024, tem como objetivo integrar ao CBMPR profissionais com competências técnicas e estratégicas, que atuarão em áreas complementares às atividades operacionais desenvolvidas pelos oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM). Entre essas áreas estão a gestão de recursos, logística e tecnologia, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência e da organização da Corporação.
O ingresso no QOEBM se dá por meio do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas (CHOE), voltado a subtenentes com, no mínimo, 20 anos de serviço, formação superior e histórico disciplinar exemplar.
Nesta primeira edição do curso, 30 alunos-oficiais, oriundos de diversas regiões do estado, iniciam uma jornada de formação que totaliza 1000 horas-aula, distribuídas em 34 disciplinas essenciais, ministradas presencialmente na Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM).