Aula Inaugural do Projeto Bombeiro Mirim
17/04/2015 - 08:10

O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente formalizou, na manhã do dia 10/04, a aula inaugural realizada para recepcionar os vinte novos aprendizes do projeto bombeiro mirim - turma 2015. A aula aconteceu no auditório do Posto de Bombeiros da Vila São Carlos em Apucarana e foi ministrada pelo excelentíssimo senhor juiz Dr. Maurício Mazur, diretor do Fórum da Justiça do Trabalho.

O evento marcou o início de mais uma turma do programa que é uma complementação educacional promovido pelo 4º SGBI em conjunto com apoiadores, voluntários civis e do efetivo da corporação, que se uniram para atender adolescentes em situação de risco social.

Durante o projeto os jovens receberão instruções de bombeiro (primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, salvamento, natação, educação física), aulas de karate, música, prevenção contra as drogas e violência, cidadania e civismo e ainda terão acompanhamento pedagógico e psicológico.

De acordo com o comandante do 4º SGBI, o Major Hermerson Saqueta Barbosa, o projeto tem como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e procura promover a orientação vocacional, o desenvolvimento da personalidade e da autoestima, valorização da cidadania, de forma a criar uma expectativa de futuro melhor aos jovens.

São parceiros do projeto: Associação Kara tê Vida, orquestra Kairós, Clínica de Psicologia Luzeni Alves Pamplona, Prefeitura Municipal de Apucarana, Poder Judiciário, Ministério Público, CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Colégio Estadual Padre José Canale, Colégio Estadual São Bartolomeu e empresários locais.