Bombeiras representam o Paraná no ENBOM 02/10/2023 - 13:22

Discutir e fomentar políticas públicas relacionadas à atuação das bombeiras militares no país, visando a valorização e o aprimoramento das profissionais e o melhor atendimento à sociedade. Ao mesmo tempo, valorizar e entender o papel da mulher na segurança pública e na atividade de bombeiro, diante dos desafios da profissão e da desigualdade de gênero na sociedade. Essas são as metas do ENBOM (Encontro Nacional de Bombeiras Militares), cuja oitava edição foi realizada entre os últimos dias 26 e 29 de setembro em Belo Horizonte. Seis bombeiras militares do Paraná estiveram no evento, que contou com a participação de mais de 500 mulheres – representantes de 26 estados e Distrito Federal, além de integrantes da Marinha, como convidadas.

Desde 2005, quando as mulheres passaram a compor o quadro do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a Corporação vem aprimorando as relações de trabalho das bombeiras no estado. Desse modo, participar de eventos que discutam temas relevantes e fundamentais para as instituições integrantes da segurança pública, como forma de fomentar a evolução, equanimidade, respeito nos ambientes bombeiro militares é de extrema importância.

“O Corpo de Bombeiros do Paraná está trabalhando e buscando políticas alinhadas com essas demandas, para que a gente possa promover ambientes laborais sadios, para que as bombeiras militares possam desempenhar seu trabalho com tranquilidade, livre de assédios, protegendo as mulheres por meio de coibição do assédio moral, sexual, dentro desse ambiente e criar um espaço mais saudável para todos”, explicou a major Franciane Alves de Siqueira, uma das representantes paranaenses. “Vale lembrar que esse tipo de evento está vinculado às metas fixadas pela agenda 2030 da ONU, à medida que busca a eliminação de toda a forma de violência contra mulheres e meninas. A violência contra as mulheres é historicamente enraizada na nossa cultura e na nossa sociedade”, prosseguiu.

Sendo preocupação histórica, os índices de violência contra a mulher foram destacados durante o evento. Cenário que reforça a necessidade do desenvolvimento de políticas institucionais para assistência integral à saúde da mulher, alinhados com a Política Nacional de Saúde da mulher e demais legislações.

Esse debate integrou a segunda parte das atividades, quando foram realizadas as apresentações de trabalhos científicos relacionados às mulheres integrantes do ambiente militar. Esses estudos fomentam a reflexão sobre situações de assédio e a materialização de provas consistentes para a sustentação do processo penal, reforçando como fundamental a política institucionalizada que fomente a mudança do ambiente laboral saudável. Projetos voltados à redução das modalidades de violência contra a mulher, prevenção e atendimento posterior, também se fizeram presentes.

“A gente precisa lembrar que, por meio desses trabalhos, a gente consegue promover um ambiente de equidade, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fortalecida em patamares de civilidade e de equidade”, opinou a major Franciane. “Estamos buscando equipamentos mais adequados para que as mulheres tenham condições de execução de atividade na mesma qualidade, por terem um equipamento próprio para o seu corpo, como botas, luvas, coletes balísticos feitos para os corpos femininos”, complementou. Para que haja uma evolução de fato, ela reforça que é preciso contemplar o todo, entender o cenário completo. “Precisamos trabalhar a parte técnica, operacional, mas nunca esquecer de cuidar da saúde física e mental das nossas profissionais de segurança pública”, finalizou.

O encontro, que em 2025 será no Paraná, teve ainda apresentação das Ações do Comitê Nacional, relacionadas às Diretrizes Nacionais de políticas para Bombeiras Militares, e o mapeamento das atividades desenvolvidas em cada estado. Também foram expostas as projeções das ações relacionadas às metas estipuladas. A parte final do ENBOM consistiu na competição técnica operacional das equipes de bombeiras dos Estados, bem como atividades de integração entre as participantes.

Estiveram representando o Paraná no ENBOM 2023 as integrantes do Comitê Nacional de Bombeiras, Major QOBM Franciane Alves de Siqueira e 1º Tenente QOBM Ivna Caroline Dias. Além delas, também participaram das atividades em Belo Horizonte a Capitã QOBM Ana Paula Schibelbein; a 1º Tenente QOBM Ana Paula Bueno Hansen Parise; a Cabo BM Tainara Carolina Martins Valenzuela; e a Cabo Barbara Batistoti Gomes.

FONTE: ASSECOM/CBMPR