Bombeiro Mirim de Apucarana inicia atividades de 2018 19/03/2018 - 08:30

Na manhã dessa sexta-feira (16), foi realizada no Quartel Posto 1, da Vila São Carlos, a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim da cidade de Apucarana. Este é o 11º ano de atuação do programa, que já atendeu mais de 400 jovens entre 11 e 17 anos de idade.

Participam da atividade adolescentes que vivem em regiões e situações de vulnerabilidade social e que estejam frequentando o ensino público, com bom desempenho escolar. Dentre os objetivos do programa estão a instrução e o acompanhamento do jovem com relação à prevenção do uso de drogas e da violência; o resgate da autoestima e da dignidade humana; a melhoria do comportamento no âmbito escolar e também em casa, junto às suas famílias; o ensino de noções de combate a incêndio e primeiros socorros; a prática esportiva com atividades de futsal, artes marciais e natação, além de, principalmente, o desenvolvimento como ser humano e cidadão.

Este ano, a novidade é que, após 10 anos do Projeto Bombeiro Mirim, pela primeira vez há meninas na turma. Da mesma forma como já ocorre com os meninos, todos os Bombeiros Mirins participam de atividades propostas e desenvolvidas por voluntários e apoiadores no contraturno escolar.

A turma 2018 inicia com 70 alunos que recebem, além das atividades regulamentares, acompanhamento com psicólogas do projeto. Desta forma, não apenas os Bombeiros Mirins são alcançados pelo programa, mas todas as suas famílias.
Após a solenidade de abertura, todos os presentes assistiram a palestra ministrada pelo Juiz de Direito da Comarca de Apucarana, Dr. Oswaldo Soares Neto, com o tema “Você é do tamanho dos seus sonhos”.

Estiveram presentes no evento militares do Corpo de Bombeiros, apoiadores e patrocinadores do projeto, autoridades civis e militares de Apucarana e região, além de familiares dos Bombeiros Mirins, turma 2018.