Bombeiros do 7º BBM realizam resgate de trabalhadores soterrados em Colombo. 23/01/2025 - 14:40
Na tarde desta quarta-feira, 22 de janeiro, as equipes do 7º Batalhão de Bombeiro Militar realizaram uma operação para resgatar dois trabalhadores soterrados em uma vala de aproximadamente dois metros de profundidade em Colombo.
O acidente ocorreu em um galpão em obras, onde uma empresa terceirizada estava realizando uma instalação de esgoto. Durante a abertura de uma vala - sem escoramento - com o auxílio de uma máquina, as laterais cederam, soterrando os dois trabalhadores que não faziam o uso de EPI.
Operação de resgate
Sem escoramento na vala e sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos trabalhadores, o local apresentava condições extremamente instáveis. O solo, úmido e lanoso devido à chuva, aumentava o risco de novos desmoronamentos.
Após realizar o trabalho de escoramento das laterais da vala, houve a avaliação das vítimas onde foi constatado que uma vítima, com terra até o nível do quadril, encontrava-se com seus sinais vitais estáveis e a outra vítima, que estava com terra até a altura da clavícula, já apresentava sinais de dificuldade respiratória.
O trabalho de resgate foi complexo e exaustivo. As equipes precisaram improvisar o escoramento da vala para garantir a segurança durante a operação. O solo terroso e as fortes chuvas dificultaram ainda mais a remoção das vítimas, já que a água se acumulava rapidamente no local, prejudicando o avanço da escavação.
Foi necessário um esforço conjunto, utilizando baldes e até capacetes para retirar a água e terra acumulada. A equipe alternava entre escavar e retirar lama, em um trabalho braçal e inescrutável, fazendo com que a ocorrência se estendesse por horas.
Com cerca de 40 minutos de trabalho e esforço intensos, a primeira vítima foi resgatada sem ferimentos graves, já o segundo trabalhador, apresentou maior complexidade no resgate devido à profundidade e à pressão da terra sobre seu corpo, que resultou em uma fratura no tornozelo. Ele foi resgatado após quase três horas de operação.
Riscos e segurança
A resposta rápida e a dedicação do Corpo de Bombeiros demonstram o compromisso com a preservação de vidas, mesmo diante das condições mais adversas.
Apesar das condições desfavoráveis de trabalho, da condição climática e do esforço físico extenuante, o resgate foi concluído com sucesso, demonstrando a dedicação e o preparo técnico das equipes envolvidas.
O acidente reforça a importância de medidas de segurança em obras, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realização de escoramento adequado em escavações.
Equipe de Atendimento:
- Oficial de Socorro: 1º Tenente Priscylla
- Motorista: Soldado Wandembruck
Auto Ambulância do Pel. BM São Gabriel:
- Cabo Dittert
- Soldado Moscardi
- Soldado Jeferson Rocha
Auto Bomba Tanque Resgate do Pel. BM São Gabriel:
- 3º Sargento Paulo
- Cabo Farias
- Soldado Araújo
- Soldado Oliveira
Ambulância do SAMU
Publicação: Cabo Batistoti






















