Bombeiros do Paraná são homenageados na Alep 23/10/2023 - 17:12

Cerca de cinquenta integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), entre homens e mulheres, oficiais e praças, foram homenageados na manhã desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eles foram escolhidos para representar todos os bombeiros militares do estado, em solenidade promovida pela deputada estadual Flávia Francischini, como reconhecimento aos 111 anos da Corporação, completados no último dia 8 de outubro.

“Uma homenagem mais que merecida. O Corpo de Bombeiros representa muito para o nosso estado e para o país. Sempre foi um braço muito forte da Polícia Militar do Paraná e hoje é emancipado, um reconhecimento que nos enche de orgulho”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a honraria concedida pela Alep é ainda mais especial pelo momento de otimismo vivido pela corporação – que teve contribuição direta dos deputados. “Essa Casa, que em 1912 criou o Corpo de Bombeiros, também nos presenteou com a emancipação da Polícia Militar no 14 de dezembro de 2022. Estamos para completar um ano dessa desvinculação”, lembrou o coronel Vasco.

“Só temos a agradecer a todos os deputados que entenderam a demanda da Corporação. Com certeza, o Corpo de Bombeiros tende a crescer muito mais”, concluiu o comandante-geral do CBMPR.

“Como homenageamos em outras ocasiões as demais forças de segurança, a gente não poderia deixar de homenagear especialmente o Corpo de Bombeiros. São profissionais que deixam suas casas, suas famílias, em qualquer hora, em qualquer momento, para salvar outras vidas”, afirmou a deputada Flávia Francischini., que explicou a opção pela entrega de dezenas de menções honrosas na cerimônia. “Teríamos a oportunidade de entregar um só diploma em nome de todos os bombeiros, mas a gente queria mesmo entregar um por um, entregar nas mãos de cada um e dizer: você é importante, você faz a diferença dentro da sua instituição”, revelou a parlamentar.

Um dos presenteados com o diploma foi o tenente-coronel Charles Elias de Oliveira, que fez questão de dividir a honraria com toda a comunidade formada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Do presente e do passado. “Essa homenagem não é individual. É para todos os bombeiros. Na nossa carreira, a gente traz uma bagagem de aprendizado que vem de muitos outros bombeiros, soldados, cabos, sargentos, coronéis, gente que nos influencia de vários modos. Então, de certa forma, eles também estão sendo homenageados”, comentou o tentente-coronel.

O reconhecimento público também funciona como um aval do trabalho dos bombeiros militares do Paraná, de servir à população. “Prova o carinho, o respeito que a sociedade tem para com o Corpo de Bombeiros, que está sempre tentando se atualizar, se modernizar, para atender melhor a população. Recebemos a homenagem com bastante honra, porque é isso que a gente busca: trabalhar para atender a comunidade e a sociedade da melhor forma possível”, finalizou o tenente-coronel Elias.

Quem também esteve no evento e destacou a independência financeira e administrativa conquistada pela Corporação foi o primeiro-secretário da Alep, deputado estadual Alexandre Curi. Ele lembrou da tramitação rápida do projeto na Casa de Leis, para ser sancionado em seguida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A retribuição, na visão dele, vem sendo dada pela instituição nesse momento de emergência hídrica no estado.

“É um momento de festa, porque o Corpo de Bombeiros comemora 111 anos com autonomia financeira e independência. Com uma grande reestruturação e mais efetivo. Também é um evento para publicamente agradecermos a Corporação, nesse momento difícil que o Paraná está passando. O Corpo de Bombeiros tem, mais uma vez, papel fundamental e especial em três cidades: União da Vitória, São Mateus e Rio Negro. Estão lá 24 horas, verdadeiros heróis”, comentou o parlamentar.

111 ANOS – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná completou, no último dia 8, 111 anos de existência. Para celebrar o aniversário, o primeiro como instituição autônoma, a corporação tem eventos programados até dezembro. Na próxima quarta-feira (25), ao meio-dia, será realizada uma missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, com transmissão pela TV Evangelizar.

Em novembro, ocorrerá o Baile de 111 anos, promovido pela Beneficência Atlético-Recreativa e Cultural do Corpo de Bombeiros (BARCO), no dia 18. Já no dia 25, às 21 horas, será realizada a Corrida do Fogo, no Quartel do 1º Grupamento de Bombeiros, no bairro Portão, em Curitiba. A solenidade final ficou para 14 de dezembro, quando será a vez do Desfile Cívico-Militar da Emancipação, também no Comando-Geral.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o secretário da Saúde, Beto Preto; o deputado Luiz Cláudio Romanelli; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller; e o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Adriano de Mello.