CBMPR renova frota de ambulâncias para o Siate 24/10/2023 - 15:28

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) completou nesta terça-feira (24) a renovação total da frota de ambulâncias, que operam no Siate – Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência. Em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, foram recebidos pela Corporação 30 novos veículos, que custaram ao todo cerca de R$ 15 milhões. As viaturas recém-adquiridas, com valor unitário de R$ 498 mil, irão substituir outras mais rodadas e serão distribuídas para 24 municípios.

“Representa muito para a Corporação. São 30 ambulâncias que vão substituir aquelas mais utilizadas pelo Siate, afinal, são várias ocorrências atendidas. E com isso a gente consegue renovar a frota e chegar a 95 ambulâncias. Uma renovação total, como nunca tinha acontecido na história do Corpo de Bombeiros”, celebrou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, antes de mostrar de perto as ambulâncias para o secretário da Saúde, Beto Preto, que não poupou elogios à instituição centenária e ao trabalho diário de seus integrantes.

“É a maior renovação da frota da história do Siate no Paraná. Todos os carros em um ano só, 95”, destacou o secretário. “Quero aqui agradecer ao Corpo de Bombeiros. O atendimento pré-hospitalar do Siate é fundamental; nos ajuda muito. É um hospital sobre rodas, dividido em diversas regiões do Paraná. Por isso, vida longa ao Siate e vida longa aos socorristas que estão nos ajudando a fazer atendimentos aos paranaenses”, complementou Beto Preto.

Durante seu discurso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também exaltou a atuação do Corpo de Bombeiros, ao citar o novo aporte de recursos na infraestrutura da instituição: “estamos renovando a frota do Siate, serviço de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros, que faz um trabalho maravilhoso, inclusive de apoio aos Samus regionais, dentro de nossos consórcios municipais. Estão de parabéns”.

Também presente ao evento, o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, observou que a renovação das ambulâncias representa a preocupação com o serviço prestado e também com a segurança dos envolvidos. “O Siate roda quase 24 horas por dia. Então, existe um certo desgaste na frota, que não é velha. Essas 30 viaturas vêm então somar com o que já tínhamos e melhorar ainda mais a qualidade de atendimento, tanto para a população quanto para os próprios bombeiros militares, com uma viatura nova e mais segura”, afirmou o coronel Hudson.

Atualmente, o funcionamento do Siate envolve cerca de 700 pessoas, entre os setores operacionais e administrativos, segundo o coordenador do Siate, major Marcos Adolpho Frederick Moro Galeazzi. “Eu queria não ter que prestar serviço de emergência para ninguém, que a gente não precisasse ir a um indivíduo em momento de dor. Mas, se o paranaense, se a população que estiver aqui no nosso estado precisar, a gente vai estar lá e com o melhor recurso”, declarou o major.

Pacote - A entrega simbólica das ambulâncias ocorreu em meio ao anúncio de um grande pacote de investimentos do governo do estado na área da saúde, que incluiu aporte financeiro na casa de R$ 403,3 milhões para custeio de internações de urgência e emergência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a ampliação das cirurgias eletivas, além da entrega de outras 153 viaturas para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que custaram cerca de R$ 18 milhões. Esses veículos destinados à Sesa – 133 utilitários e 20 furgões – serão aproveitados para o transporte de equipamentos, medicamentos, insumos e vacinas, garantindo mais conforto e segurança para os profissionais da área.