Cerimônias religiosas celebram aniversário do CBMPR 27/10/2023 - 10:07

Culto Evangélico e Santa Missa são parte das comemorações pelos 111 anos do CBMPR.

Como parte importante da comemoração dos 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), foram realizadas nesta semana duas celebrações religiosas em Curitiba. No último domingo (22), o encontro de fé ocorreu em culto na Igreja Evangélica Alcance, no bairro Novo Mundo. Já na quarta-feira (25), o momento de oração foi na santa missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro da capital paranaense.

Os dois eventos serviram como celebração do ano especial vivido pela instituição, agora desvinculada da Polícia Militar, como agradecimento de toda a Corporação pelas bênçãos recebidas, e como reforço do inegociável respeito do CBMPR por todas as pessoas e crenças que formam sua comunidade. Uma comunidade tão heterogênea quanto unida pelo bem do próximo – como pregam as religiões.

O culto levou mais de mil pessoas à Igreja Alcance. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram expostas do lado de fora do templo e chamaram a atenção especialmente das crianças. Viraram inclusive espaço para fotos antes de depois do encontro, mostrando o orgulho dos presentes pela instituição centenária. Um painel colocado na entrada do local deu também a oportunidade aos fiéis de escreverem mensagens de agradecimento aos bombeiros.

Dentro daquela Casa de Deus, estandartes e símbolos, nacionais e do CBMPR, compartilharam os holofotes com músicas de louvor e muita fé. Com a ajuda de integrantes da Corporação, devidamente trajados, diferentes equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados em operações específicas foram apresentados aos presentes. Entre os discursos de componentes religiosos do efetivo, o subcomandante-geral do CBMPR, Coronel Antonio Geraldo Hiller pediu que a Igreja ore por proteção aos bombeiros, que arriscam suas vidas diariamente pela população.

Um dos momentos mais marcantes aconteceu quando oficiais foram receber a benção do pastor Marciano Ortencio em frente à congregação, que também participou ativamente abençoando, com as mãos esticadas e em prece, toda a tropa dos bombeiros ali presente.

A Missa também foi permeada por muita emoção e boas energias. Celebrada por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, o qual destacou o aniversário de “111 anos de serviços, história e socorros” do Corpo de Bombeiros. Mais uma vez, veículos da Corporação ficaram à disposição dos populares do lado de fora do Santuário, incluindo a plataforma móvel, cuja operação sempre desperta a curiosidade da população.

Além da presidência da celebração pelo Arcebispo, toda a liturgia, leitores, comentarista e o ministério de música foram compostos por integrantes do Corpo de Bombeiros, unindo o nosso servir à toda comunidade que esteve presente na Santa Missa.

A imagem de São Floriano, padroeiro dos Corpos de Bombeiros, que fica na Capela do Comando Geral do CBMPR, foi levada para a cerimônia, permanecendo ali com um capacete de combate a incêndio a seus pés.

Em sua fala, já perto do final da celebração, o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto agradeceu a acolhida da comunidade, o sentimento de gratidão por aquele momento de comunhão e o trabalho de evangelização que a Capelania realiza na Corporação. Também enalteceu a dedicação de todos os bombeiros militares: “Que Deus abençoe abundantemente cada integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná aqui presente, fortalecendo-os em sua missão de servir. Que por meio do Espírito Santo, vocês continuem sendo uma fonte de conforto, coragem e esperança para todos aqueles que necessitam de auxílio”, declarou, pouco antes do “Parabéns pra Você” ser cantado ao final da celebração eucarística.