Com apoio da Defesa Civil, CBMPR recebe novos equipamentos 31/10/2023 - 15:01

Um investimento de cerca de R$ 52 milhões, o maior já feito para a Defesa Civil do Paraná, vai ajudar a melhorar também o atendimento o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), favorecendo com isso a população do estado. O pacote anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta terça-feira (31), em evento no Palácio Iguaçu, inclui veículos e equipamentos que serão utilizados pelas forças de segurança em todo o território paranaense. Na mesma solenidade, o Chefe do Executivo estadual anunciou também um aumento no orçamento da Corporação para 2024, quase triplicando o valor disponível no ano corrente.

“O Corpo de Bombeiros é presenteado hoje pela Defesa Civil com equipamentos que fazem a diferença nos atendimentos, em especial de acidentes de trânsito, os que mais matam no mundo. Esses equipamentos vêm para salvar mais vidas”, falou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, destacando a parceria entre as instituições. As brigadas comunitárias são mantidas pela Defesa Civil, mas têm gestão e recebem apoio logístico e treinamento do Corpo de Bombeiros. “Temos aqui também caminhão de combate a incêndio, com o qual teremos melhoria no potencial de atendimento das nossas brigadas comunitárias, que atuam supervisionados pelo Corpo de Bombeiros. Esses equipamentos vão potencializar todo o serviço prestado à comunidade paranaense”, continuou o comandante-geral.

Para uso da Defesa Civil e das brigadas comunitárias, foram disponibilizadas 25 caminhonetes leves e 35 caminhões auto bomba tanque, para combate a incêndios. O maior aporte foi justamente nesses caminhões, que custaram R$ 31,5 milhões. Além disso, foram adquiridos 57 desencarceradores austríacos, utilizados para livrar vítimas presas nas ferragens em acidentes automobilísticos e em estruturas colapsadas, bem como 70 conjuntos de almofadas pneumáticas importadas da Eslovênia, usadas para levantar e estabilizar veículos e outras estruturas em ações de salvamento, e quase 400 motosserras de alto desempenho.

“São investimentos necessários para todo o trabalho. Temos homens preparados, treinados para isso, mas precisamos de equipamentos, tanto para o Corpo de Bombeiros Militar como para as defesas civis municipais. Então, esse investimento vem a aumentar nossa capacidade de resposta e eficiência nos momentos de desastre”, reforçou o coronel Fernando Schunig, coordenador da Defesa Civil. A compra desse material, ele informou, havia sido planejada bem antes dos problemas causados pelas chuvas, que têm mobilizado os efetivos em todas as regiões do estado.

Anfitrião do evento, o governador Ratinho Junior destacou a compra histórica, ao mesmo tempo em que enalteceu o trabalho que vem sendo feito tanto pelo CBMPR quanto pela Defesa Civil no atendimento às cidades castigadas pelas enchentes, como São Mateus do Sul e União da Vitória. Ele lembrou que o trabalho preventivo feito pelas instituições, retirando as pessoas de áreas de risco antes das enchentes, tão logo foram feitas as projeções desses desastres naturais, ajudou a evitar a perda de vidas paranaenses.

“A parte boa é que temos uma Defesa Civil e um Corpo de Bombeiros sempre atentos e que conseguem antecipar esses problemas. As pessoas foram retiradas de casas que tinham previsão de serem alagadas. Claro que tem o prejuízo material, infelizmente inevitável, mas evitamos o prejuízo de vidas, que é o mais sagrado a todos nós”, afirmou Ratinho Junior. O investimento em material e estrutura acabam servindo como reconhecimento aos bons préstimos do atendimento à população. “Nós vamos passar por esse momento e queremos passar cada vez mais preparados, para que nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, estejam sempre à altura daquilo que o nosso Paraná merece: ter as melhores corporações do país”, complementou.

Durante o evento, o governador ainda frisou o aumento do orçamento previsto para o Corpo de Bombeiros para 2024, como consequência da independência administrativa e financeira em relação à Polícia Militar, que veio a ser oficializada em dezembro do ano passado. “Neste ano, o orçamento dos bombeiros, que ainda estava unificado com a Polícia Militar, é de R$ 40 milhões. Para o ano que vem a previsão já é de 118 milhões, então ele vai ter a oportunidade de, além daquilo que já está fazendo, triplicar os investimentos, seja em treinamentos ou em novos equipamentos”, contou Ratinho Junior. “É uma transformação e uma modernização para o Corpo de Bombeiros do Paraná, que já é considerado um dos melhores do Brasil”, fechou o governador do estado.