Comandante do 5ºGB e Prefeito de Maringá reunem-se para tratar de temas relacionados ao Corpo de Bombeiros 14/01/2022 - 10:33

Quartel Central do 5ºGB (14/02/2022) - O Comandante do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, Tenente-Coronel Adriano Barbosa, esteve reunido ontem (13) com o prefeito do município de Maringá, Ulisses Maia, no paço municipal. Além das duas autoridades, a reunião foi acompanhada pelo Secretário de Gestão de Pessoas de Maringá e respondendo pela Chefia do Gabinete do Prefeito, Clóvis Augusto de Melo, pelo Subcomandante do 5°GB, Major Sandro, e os integrantes do Estado-Maior da unidade 1° Tenente J. Lopes (chefe da Seção de Logística) e 1° Tenente Camila (chefe da Seção de Defesa Civil).

As duas autoridades trataram sobre projetos de revitalização das instalações prediais do Corpo de Bombeiros, assim como a construção de uma nova e moderna edificação na Avenida Paraná capaz de abrigar as novas necessidades da Corporação Bombeiro Militar diante do crescimento de Maringá.

Também conversaram sobre a criação de uma Sala de Gestão Integrada de Desastres. Neste local, a ser instalado em prédio no quartel central em Maringá, representantes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Copel e outras instituições que participam da resposta a desastres. A meta é integrar, e potencializar os esforços restabelecendo a normalidade no município, especialmente nos prejuízos trazidos por temporais.

Nessa mesma linha de trabalho, a Chefe da Seção de Defesa Civil do 5°GB, apresentou ao Prefeito Ulisses Maia os conceitos do Sistema de Comando de Incidentes - SCI, que é um instrumento de gestão utilizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e diversas outras instituições no Brasil e exterior, especialmente na resposta a desastres. Ela foi desenvolvida nos EUA na década de 70 como resultado do aprendizado aos grandes incêndios florestais combatidos na Califórnia naquela época.

Por fim, o prefeito recebeu o colete de Defesa Civil, nacionalmente laranja, enquanto chefe da resposta municipal, formalizando a integração almejada que beneficiará o cidadão maringaense.

@bombeirospr_maringa
@prefeiturademaringa