Conclusão do curso de busca e resgate em estruturas colapsadas 15/08/2025 - 13:40

Entre os dias 7 de julho e 8 de agosto de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná promoveu o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC), seguindo o padrão internacional INSARAG ( International Search and Rescue Advisory Group ) ou Grupo Consultivo Internacional de Busca e Salvamento, que é um grupo de trabalho da ONU que visa estabelecer padrões internacionais mínimos para equipes de busca e salvamento urbano ( Urban Search And Rescue - USAR) e coordenar a resposta internacional a desastres com colapso estrutural, principalmente terremotos.

A especialização contou com 42 alunos, sendo 38 do Paraná, 2 do Rio Grande do Sul, 1 de Santa Catarina e 1 de Goiás. Sendo 32 praças e 10 oficiais. Este número de alunos buscou atender aos requisitos da INSARAG para uma equipe Média, de modo que, para os anos seguintes, juntamente com o CBPMESP e o CBMMG, o CBMPR possa compor a Equipe Brasileira, de natureza pesada, objetivando a certificação junto ao Grupo da ONU, com a denominação "BRA-01", apta a atuar em operações em todo o mundo.

O curso, com carga horária total de 241 horas-aula, foi realizado ao longo de 5 semanas, divididas em 2 semanas de atividades on-line e 3 semanas presenciais. Durante a fase presencial, os participantes tiveram instruções teóricas, práticas e participaram de simulados operacionais de alta complexidade, que reproduziram cenários reais de colapsos estruturais.

Por atender ao padrão internacional INSARAG, essa formação habilita os militares a atuarem em operações de busca e resgate tanto no cenário nacional quanto internacional, fortalecendo a capacidade de resposta integrada e a interoperabilidade entre diferentes corporações e países. O simulado final, com duração de 36h ininterruptas, foi realizado seguindo os padrões de avaliação da INSARAG para certificação da equipe junto à ONU.

A especialização contribui para elevar o nível técnico das equipes de resposta do CBMPR, garantindo maior preparo para salvar vidas em situações de catástrofe, seja no território paranaense, seja no cenário nacional e até mesmo internacional.

GALERIA DE IMAGENS