Coronel Emmanuel assume como Subcomandante-Geral do CBMPR 29/04/2025 - 09:58

Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de abril, em cerimônia realizada no Quartel do Comando-Geral, o Coronel QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto tomou posse como Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento reuniu autoridades civis e militares, familiares, amigos e colegas de turma (Aspirantes 1996) para prestigiar o momento.

O Coronel Emmanuel assume a nova função com o desafio de contribuir ainda mais para o fortalecimento das ações do CBMPR em todo o estado. Em seu discurso, destacou seus projetos para o período em que permanecerá como Subcomandante-Geral:

Concluir o processo de desvinculação do CBMPR, cuja previsão inicial era de três anos, com conclusão ainda em 2025;

Fortalecer a Força-Tarefa de Resposta a Desastres, que hoje possui homologação para atendimento em âmbito nacional e internacional;

Estruturar a aviação do CBMPR com a chegada do helicóptero Arcanjo 01, prevista para o final de junho, inicialmente de forma compartilhada com a PMPR;

Estabelecer Núcleos de Atendimento a Produtos Perigosos (NAPPS) em todo o Estado do Paraná;

Otimizar o trabalho administrativo dos CRBMs, utilizando a experiência organizacional adquirida na SESP;

Fortalecer o Estado-Maior do CBMPR.

O Comandante-Geral do CBMPR, Coronel QOBM Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou a competência e o comprometimento do Coronel Emmanuel. “Em nossa primeira reunião, ele já apresentou os projetos, com os quais pretendemos estruturar a Corporação para o futuro”, afirmou.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, também prestigiou a cerimônia e reforçou seu apoio: “Reafirmo meu compromisso em apoiar o CBMPR em seus projetos. Conheço as habilidades do Coronel Emmanuel e sei de sua competência”, declarou.

Durante o evento, ocorreu também a tradicional troca de luvas, na qual a luva de Coronel foi substituída pela de Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Participaram desse momento o Coronel Hudson (SESP), o Coronel Hiller (Comandante-Geral do CBMPR) e a senhora Letícia Vianna Filardo Pinto, esposa do novo Subcomandante-Geral.

Prestigiaram ainda o evento o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, a Diretora-Geral da Polícia Penal, Dra. Ananda Challegre, além de bombeiros militares, Aspirantes da Turma BM 1996 e integrantes da SESP.