Corpo de Bombeiros do Paraná tem a primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Operacional. 04/06/2022 - 07:56

Na última quinta-feira (2), foi realizada no Auditório da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (FATEC), em Ivaiporã, a Solenidade Militar de Passagem de Comando do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (1ºSGBI), do Major QOBM Cleber Daverson Luiz dos Santos a Major QOBM Geovana Angeli Messias.

A cerimônia foi presidida pelo Coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues, Comandante do 2º CRBM, e contou com a presença do Coronel  Manoel Vasco de Figueiredo Junior, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Também estiveram presentes Luiz Carlos Gil, Prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin, representando o Vice-Governador Darci Piana, e demais autoridades civis e militares.

Ao ser nomeada para o cargo de comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros independente, a Major Geovana Angeli Messias estava chefiando a divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da 3ª Seção do Estado-Maior do Comando do Corpo de Bombeiros, sediada em Curitiba.

A nova comandante do 1ºSGBI, prestou serviço junto a Corporação como guarda-vidas civil voluntária no período de 2001 a 2005, quando ingressou no Corpo de Bombeiros, compondo a primeira turma do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares com integrantes femininas. Em 2006, ingressou na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares com alunas mulheres, formando-se em 2008, conquistando a primeira colocação.

Durante sua carreira, atuou em 7 Operações Verão e dedicou-se por 12 anos ao ensino do Corpo de Bombeiros, atuando no Centro de Ensino e Instrução (CEI) e na Seção de Planejamento, Ensino e Instrução. Desta maneira, foi instrutora de diversas disciplinas para os Cursos de Formação de Praças e de Oficiais.

Além disso, realizou internamente o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios e o Curso de Polícia Judiciária Militar. Graduou-se em Tecnologia em Design de Móveis e Engenharia da Produção; e especializou-se em Docência no Ensino Superior, Tecnologias e EAD e Ergonomia.

Ressalta-se que a assunção do Comando do 1ºSGBI pela Major QOBM Angeli é um marco na história do Corpo de Bombeiros do Paraná, pois é a primeira mulher a assumir uma unidade operacional. Para as militares, a oficial representa a força e a determinação da mulher.