Desabamento de laje em Maringá provoca 5 vítimas 25/06/2022 - 18:03

Quartel Central do 5ºGB (25/06/2022) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná e o Samu Norte Novo foram acionados em torno das 9h30min deste sábado (25) para o atendimento de uma ocorrência de desabamento em obra de construção civil, havendo cinco vítimas sob os escombros de uma laje. O sinistro ocorreu em uma instituição de ensino na Avenida Colombo esquina com a Rua Deputado Ardinal Ribas, na Zona 07, em Maringá.

Imediatamente, em virtude da gravidade do cenário repassado, o Corpo de Bombeiros despachou 16 bombeiros militares guarnecendo 7 viaturas (caminhões de resgate, viaturas de buscas e ambulâncias). O Samu enviou 11 profissionais compondo 4 viaturas (suportes avançados de vida e ambulâncias). O SEMOB também organizou o tráfego na região.

Chegando ao local, havia uma vítima já fora da zona quente, duas sobre a estrutura desabada, e outras duas debaixo dos escombros, totalizando 5 vítimas. Por suas características, a ocorrência foi categorizada como Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - BREC, o que por decorrência ativa uma série de medidas técnicas peculiares ao caso.

As duas vítimas que ficaram sob a estrutura, estavam muito próximas, o que dificultava a progressão do resgate. Um estava apoiado sobre um compensado que estava próximo à cabeça do segundo, que estava mais em posição mais profunda. Foram cortados muitos vergalhões de ferro com desencarceradores veiculares, removidas grandes quantidades de madeira e concreto fresco, para assim conseguir acesso aos dois homens. Ao mesmo tempo, a equipe médica do Samu realizou, tão logo o espaço permitiu, ações de suporte avançado de vida e monitorização da vítima, especialmente pelo risco de lesões inerentes à compressão prolongadas, como a Síndrome de Esmagamento (Crush) e Síndrome Compartimental.

Todas vítimas foram atendidas com vida, conforme:

Vítima 1 - Masculino, 47, ferimentos graves com risco à vida, encaminhado ao Hospital Bom Samaritano
Vítima 2 - Masculino, 62, ferimentos leves, encaminhado ao Hospital Universitário
Vítima 3 - Masculino, 43, ferimentos graves com risco à vida, encaminhado ao Hospital  Universitário
Vítima 4 – Masculino, 28, ferimentos graves com risco à vida, encaminhado ao Hospital Metropolitano
Vítima 5 – Masculino, 27, ferimentos graves com risco à vida, encaminhado ao Hospital  Santa Casa

A ocorrência durou cerca de 4 horas.

Fotos e vídeo: https://photos.app.goo.gl/R8MLYvp9QKAravrA9
Créditos: Corpo de Bombeiros / Samu Norte Novo