Formatura do Curso de Sargentos Bombeiros Militares 2023 - Núcleo 2º CRBM 18/08/2023 - 15:59

Na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto de 2023, formaram-se 100 sargentos bombeiros militares no Estado do Paraná, profissionais devidamente qualificados para o serviço fim do Corpo de Bombeiros, seja administrativa ou operacionalmente, bem como compromissados com as questões técnicas e sociais relacionadas ao constante crescimento desta valorosa Corporação.

A cerimônia foi presidida pelo Ten.-Cel BM Fabio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, acompanhado das seguintes autoridades: Ten.-Cel. BM Sandro Rodrigues Geraldo (comandante do 5º Grupamento de Bombeiros), Ten.-Cel. BM Clodomir João Marafigo Júnior (comandante do 3º Grupamento de Bombeiros), Deputado Estadual Adriano José e Maj. BM Rodrigo Massayuki Nakamura (Chefe do Estado-Maior do 2º CRBM).

Neste curso, houve um aprimoramento da matriz curricular, focando na melhoria da visão pedagógica do curso, a qual foi adaptada incluindo atividades majoritariamente a distância, possibilitado graças a um apoio mútuo entre o Centro de Ensino e Instrução, as Unidades Operacionais, e o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros.

O 5º Grupamento de Bombeiros foi sede dessa formação na área de atuação do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, com a responsabilidade de formar 29 Sargentos BM, se firmando como Unidade Operacional engajada na proposta de evolução do CBMPR e no aperfeiçoamento dos Bombeiros Militares da região..

O CS BM 2023 visou o direcionamento e incentivo aos Sargentos a desenvolverem o seu capital cultural, a conduzir discussões, aceitar as críticas e aprender com elas, desenvolver o raciocínio lógico e resolver conflitos, e ainda motivá-los para o interesse na pesquisa e na busca por soluções que possam auxiliar no aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Fica o agradecimento ao Capitão BM André Schulmeister Fonseca, coordenador do curso, o qual conduziu os novos formandos durante esse período com dedicação plena a essa nobre missão e apoiado pela coordenação regional do 1º Tenente BM Alexsandro de Siqueira Boni e do 2º Sargento BM Bruno Cesar de Andrade, bem como os instrutores, adjuntos e também a toda a equipe do CEI, pelo empenho e dedicação nas suas atribuições e que refletiram no bom andamento do curso.

Agradecemos também ao Exmo. Sr. Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM Manoel Vasco de Figueiredo Júnior por confiar a esta equipe todo o trabalho necessário para a condução deste curso e aos familiares dos sargentos, pela paciência e perseverança no apoio aos formandos.

Parabéns aos Sargentos por mais essa conquista em suas carreiras, os quais dedicaram seu tempo a continuar aprimorando seus conhecimentos em prol da instituição, esses esforços são méritos de cada um dos senhores, buscando pela constante melhoria pessoal e profissional, refletindo no grau de devotamento e comprometimento dentro do Corpo de Bombeiros. Que Deus os abençoe, vos proteja e ilumine na continuidade dos trabalhos, a partir de agora com ainda mais profissionalismo e competência para os serviços que serão submetidos.

Sucesso a todos!

“Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: por uma vida todo sacrifício é dever!”