GOST e 6º GB REALIZAM RESGATE NO MORRO DO CANAL
04/06/2012 - 16:20

     Em data de 03 de junho de 2012, o GOST, em conjunto com uma equipe do 6º Grupamento de Bombeiros, realizou o resgate de duas pessoas no Morro do Canal.

      Por volta de 17h00min, o COBOM Curitiba recebeu um pedido de socorro de algumas pessoas que se encontravam realizando a travessia entre os Morros Vigia e Canal, na cidade de Piraquara-PR, vindo a ficarem isoladas devido a exaustão física e o anoitecer.

      Foram deslocadas até o local duas guarnições do GOST e uma equipe de socorristas do 6º Grupamento de Bombeiros de São José dos Pinhais. Após alcançarem as duas vítimas, identificadas como Felipe Leonardo Silva Rodrigues, 21 anos, e Roberta Nishimura, 23 anos, foi executado o resgate das mesmas em um local onde existe um paredão de pedra de 12m. Devido a dificuldade em escalar o obstáculo, aliado ao cansaço e o tempo ruim, os dois jovens acharam por bem solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros. Como principais lesões, ambos apresentavam escoriações e contusões em membros superiores e inferiores.

      Com a utilização de técnicas de salvamento vertical, as duas vítimas foram içadas do local onde se encontravam e conduzidas em segurança até a base da montanha, onde havia uma Auto Ambulância que prestou o atendimento necessário aos dois.

      Ambas as vítimas estavam realizando a caminhada pela primeira vez e não possuíam conhecimento do local.

      O Corpo de Bombeiros alerta a todas as pessoas que antes de realizar uma trilha é necessário obter algumas informações básicas a respeito do local, tal como: tempo total de caminhada, condições de severidade, horário do por do sol e de preferência ir acompanhado de alguém que já tenha feito o trajeto. Recomenda-se também não realizar caminhadas em dias de chuva, devido ao aumento dos riscos envolvidos na atividade e ao alto impacto ambiental gerado nestas condições. Alguns itens básicos também são necessários: lanternas, alimentação, água, roupas leves, calçados apropriados, agasalho para o frio e mais de um aparelho celular tornam o passeio mais seguro.

GALERIA DE IMAGENS