INSTRUÇÃO 5ºGB - INTERVENÇÃO EM OCORRENCIAS COM TENTATIVA DE SUICIDIO.
16/03/2012 - 14:40

Nesta quinta feira (15) ocorreu no 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS em Maringá, uma palestra para todos operadores de segurança do noroeste do Estado.
O tema foi INTERVENÇÃO EM OCORRENCIAS COM TENTATIVA DE SUICIDIO.
A instrução foi ministrada pelo Cap. QOPM Marco Antônio da Silva, Comandante da Equipe de Negociação do BOPE e Psicólogo da Equipe.

A instrução foi ministrada pelo Cap. QOPM Marco Antônio da Silva, Comandante da Equipe de Negociação do BOPE e Psicólogo da Equipe.

O objetivo desta instrução foi de preparar os Bombeiros Militares, Policiais Militares, e demais operadores de segurança para intervir em ocorrências envolvendo suicidas, uma vez que até então essa intervenção vinha sendo feita de moro amadora, empírica e improvisada.
Foram tratados os seguintes assuntos:
conceitos básicos, significados do ato suicida, fatores desencadeadores do suicídio, mitos comuns sobre o suicídio, estatísticas, técnicas de contato com suicidas,
Estiveram presentes 75 operadores de segurança, sendo:
Bombeiros Militares – 5º Grupamento de Bombeiros (Maringá) 4º SGBI (Apucarana)
Policiais Militares, 3º CRPM (Maringá) , 4º BPM (Maringá), 7º BPM (Cruzeiro do Oeste), 8º BPM (Paranavaí), 11º BPM (Campo Mourão), 5ª CIPM (Umuarama), 4ª Cia BPRv (Maringá) , ESFAEp Maringá,
Policiais Rodoviários Federais – 7ª DPRF (Maringá e Londrina);
Guardas Municipais – Maringá e Sarandi;
A instrução foi promovida pelo 5º Grupamento de Bombeiros em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, ao qual externamos nossos agradecimentos pela atenção.

GALERIA DE IMAGENS