Incêndio em carreta carregada com óleo lubrificante em Floresta mobiliza Corpo de Bombeiros 31/07/2023 - 09:29

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (31/07/2023) - O 5º Grupamento de Bombeiros foi acionado, por volta da 1h da madrugada desta segunda-feira (31), para um princípio de incêndio em uma carreta, que estaria carregada com grãos de soja, na entrada da cidade de Floresta na PR-317. Para o local foram despachados dois caminhões de combate a incêndio e também uma carreta tanque, com capacidade de 20 mil litros de água, pelo risco das chamas atingirem uma plantação.

Na cena, as guarnições constataram que o motorista, com destino ao Paraguai, carregava óleo lubrificante para caminhões, acondicionado a granel e em vasilhames. Ele havia conseguido desengatar o caminhão trator da carreta, foi exposto a fumaça e tossia muito. Por isso, também, uma ambulância foi acionada para atender o motorista Paraguaio, após o atendimento e avaliação, não apresentava lesões e recusou o encaminhamento para a referência hospitalar.

A carga do caminhão estava completamente tomada pelas chamas e a plantação de milho ao lado também foi parcialmente atingida. Devido ao alto calor das chamas, foi feito um bloqueio total da pista no sentido Floresta a Campo Mourão e bloqueio parcial da via Campo Mourão para Floresta.

A operação perdurou até às 03h45min. Além das viaturas, foram aplicados no local cerca de 12 bombeiros militares, Polícia Rodoviária Estadual, 2 caminhões pipas da Defesa Civil de Floresta, que contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Em virtude dos danos ambientais gerados pelo derramamento do óleo transportado, foi acionado o Instituto Água e Terra (IAT) para adoção das medidas legais previstas para o caso. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) foi mobilizado para a descontaminação da pista e sinalização.