Incêndio em shopping center no centro de Maringá mobiliza recursos do 5ºGB 07/11/2023 - 08:37

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (07/11/2023) - O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado em torno das 23h desta segunda-feira (06) para atendimento de incêndio em um shopping center na Avenida São Paulo, 743, no centro de Maringá.

Com base no relato dos telefonemas e correlacionando-se com o porte da edificação e possibilidade de vítimas no local, imediatamente foram despachados três caminhões de combate a incêndio e resgate (ABTR), uma viatura tipo caminhão-tanque (CT), uma viatura com plataforma mecânica (APM), duas ambulâncias e uma caminhonete de salvamento. Além disso, o Samu enviou uma ambulância de suporte avançado e um veículo de intervenção rápida (caminhonete com suporte avançado).

No local, as guarnições depararam-se com o incêndio confinado em uma das lojas no piso superior. Ao progredirem para localizar o foco das chamas, verificaram tratar-se de mezanino de uma loja onde funcionava uma cozinha. Inicialmente foi realizada a tentativa de combate utilizando o sistema de hidrantes da edificação, contudo foi necessário realizar o combate diretamente das bombas de incêndio dos caminhões do Corpo de Bombeiros assim como da água transportada pelas próprias viaturas.

Além dos danos materiais, quatro seguranças foram atendidos pelas equipes de atendimento pré-hospitalar. Deles, três recusaram encaminhamento por não apresentarem lesões significativas, contudo um foi atendido e transportado ao Hospital Santa Casa de Maringá por ter inalado quantidade importante de fumaça durante o primeiro combate na fase de princípio de incêndio.

A aplicação da plataforma mecânica neste sinistro permitiu combater externamente um segmento de incêndio que se propagou para estruturas na cobertura do imóvel, impedindo seu alastramento para adjacências.

A ocorrência inteira durou aproximadamente uma hora e quarenta minutos, empenhou 22 bombeiros militares e 6 profissionais do Samu, além da presença e apoio da Guarda Civil Municipal de Maringá e da Polícia Militar.