Militares do 5ºGB recebem instrução sobre cães de busca 04/03/2024 - 11:21

Quartel Central do 5º Grupamento de Bombeiros (Maringá, 04/03/2024) - Na última sexta-feira (1º), o 5º Grupamento de Bombeiros recebeu o bombeiro militar Sargento Sousa Vaz, de Cianorte, acompanhado de Horus, cão de busca da raça Bloodhound, que vieram para ministrar Instrução de Cães de Busca e Salvamento a militares do 5ºGB. 

Em situações de desaparecimento de pessoas, vítimas presas em colapsos estruturais, soterradas assim como em busca de cadáveres o emprego de cães vem sendo amplamente utilizado nas buscas terrestres, otimizando resultados e reduzindo tempo-resposta. Por outro, a aplicação desse recurso requer um binômio treinado: homem e cão treinados previamente para a situação que é extremamente desafiadora, hostil e desgastante.

O Sargento Sousa Vaz possui ampla experiência e certificações com cães, tendo trabalhado em buscas diversas buscas durante sua carreira das quais destacam-se algumas do cenário nacional como em Brumadinho-MG e Vale do Taquari-RS. 

A instrução ocorreu nas dependências do Quartel Central de Maringá e no Parque Alfredo Werner Nyffeller (Buracão). Conhecimentos sobre cinotecnia, seleção de filhotes, figuração, obediência e controle do cão, psicologia canina e outras técnicas foram repassadas aos 15 militares do 5ºGB que participaram da capacitação. 

GALERIA DE IMAGENS