Nova estrutura de ensino do Corpo de Bombeiros 30/06/2020 - 08:52

O Governo do Estado do Paraná, através de financiamento junto ao Banco Mundial, está investindo em uma nova infraestrutura de ensino para o Corpo de Bombeiros do Estado. Uma edificação moderna que conta com 6.700m² de estrutura administrativa e 3.795m² de estrutura operacional.

A construção foi dividida em duas fases, sendo a primeira da estrutura administrativa, a qual já está em processo de acabamento, com previsão de entrega ainda no ano de 2020 e a segunda da estrutura operacional que está em andamento.

A projeto da área administrativa está organizada em 9 salas de aulas, 27 dormitórios coletivos com capacidade total para 127 militares, salas administrativas, auditório para 240 pessoas, refeitório com capacidade para 300 pessoas e 6 laboratórios para aulas práticas, sendo eles:

• Laboratório de combate a incêndio;
  • Laboratório de física/química;
  • Laboratório de mecânica dos fluídos;
  • Laboratório de atendimento pré-hospitalar;
  • Laboratório de equipamento motomecanizado;
  • Laboratório de aquática.
008.jpg

A Fase II está com o seu estudo de necessidades finalizado e e deverá abrir processo de licitação em breve. Nesta fase a estrutura operacional do estabelecimento de ensino será construído aos fundos da estrutura administrativa e contará com 2.795m² edificados e 1.000m² de pistas a céu aberto, será composta por:

• 2 torres para salvamento em altura e combate a incêndio;
  • Pista de obstáculos de combate a incêndio;
  • Simulador de incêndio veicular;
  • Simulador de incêndio em tanque de líquido inflamável;
  • Simulador de espaço confinado;
  • Simulador de incêndio estrutural (contêiner) Fase I a VI;
  • Simulador de Silo;
  • Galpão para resgate veicular;
  • Garagem para viaturas operacionais e
  • Vestiários.

Ao total foram gastos R$ 500 mil em projetos, R$ 17 milhões na Fase I e estima-se R$ 14 milhões na Fase II, o maior investimento em educação da história do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Com uma infraestrutura moderna, ampla e confortável é possível oferecer um ensino de melhor qualidade, formando, especializando e aperfeiçoando o efetivo do Corpo de Bombeiros com maior nível técnico/profissional para salvaguardar vidas.