Novo Quartel de Bombeiro Integrado em Mauá da Serra 05/07/2024 - 11:11

Na manhã de 4 de julho de 2024 ocorreu a inauguração do Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná em Mauá da Serra. A solenidade marcou o início dos trabalhos na cidade e contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, do Deputado Estadual Alexandre Curi, do Prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff, demais autoridades  regionais e locais, além de militares, familiares e comunidade em geral.

A localização do quartel foi definida por ser um ponto estratégico para atendimentos de ocorrências pelo CBMPR, isso porque o quartel de Apucarana, que fazia atendimentos na região, está a mais de 50 km da cidade de maia da Serra, com um tempo de deslocamento de 45 min, quando havia necessidade de atendimento. A área de atuação do posto abrangerá também os municípios de Cruzmaltina, Faxinal, Rio Branco Do Ivaí, Rosário Do Ivaí e Grandes Rios. Assim com o novo quartel o atendimento a vítimas na cidade e na rodovia torna-se mais rápido e eficiente, com o intuito de salvaguardar vidas e patrimônios.

O quartel funcionará como bombeiro integrado: bombeiros militares e agentes de defesa civil (contratados pelo município) para atendimento das ocorrências. Como ainda aguarda a contratação dos agentes de defesa civil (prevista para 2025), vai iniciar os atendimentos somente com bombeiros militares que atenderão com 1 caminhão de combate a incêndio e resgate e 1 ambulância. A partir de 2025, após contratação e treinamento dos agentes de defesa civil, estes atuarão com bombeiros militares de maneira integrada no atendimento das ocorrências.

Durante o evento ocorreu um ato simbólico do início das atividades do Corpo de Bombeiros Militar na cidade, o prefeito Hermes, acompanhado das demais autoridades, fez o corte de uma corrente utilizando um desencarcerador elétrico, "abrindo as portas do quartel", oficialmente.

Este é o 3º Posto de Bombeiro Integrado do Paraná, sendo o primeiro inaugurado no dia 1º de fevereiro em Ibaiti, no Norte Pioneiro e o segundo em Manoel Ribas, no dia 26 de março, ambos neste ano.

Foram também registradas as seguintes autoridades:

• Coronel de Infantaria Alexandre Pereira Figueiredo Júnior - Comandante do 30° BIMec;
  • Coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza - Assessor Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná;
  • Ten.- Cel  Clodomiro Marafigo - Comandante do 1º Comando Regional do Bombeiro Militar;
  • Vereador Nelson Bonin - Presidente da câmara de vereadores de Mauá da Serra;
  • Dra. Vera Lorenzon - Coordenadora-Geral do SAMU Centro Norte;
  • Marcos Costa - Coordenador da 16ª Regional de Saúde;
  • Professor Roberto Tassi - Núcleo de Educação;
  • Sgt. RR PM Reinaldo Zanetti - Presidente da Associação dos Militares Estaduais do Vale do Ivaí;
  • Representantes da sociedade civil e outros órgãos.