Patrono das Polícias Militares e Civis é homenageado em cerimônia no 21º BPM 17/04/2019 - 13:45

O 21º Batalhão da Polícia Militar e o 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão realizaram na manhã desta quarta-feira a tradicional Solenidade alusiva ao Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil.

Palco autoridades

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes em virtude de sua profissão de dentista prático, escreveu seu nome na história brasileira como mártir da Inconfidência Mineira. Ele ingressou na carreira militar como alferes do regimento de cavalaria e lutou pela emancipação e independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa. Foi condenado a forca e no dia 21 de abril, antes do cumprimento de sua sentença, declarou: “Jurei morrer pela Independência do Brasil, cumpro a minha palavra!”. Por lutar por ideais de liberdade e soberania nacional, Tiradentes recebeu o título de Patrono da Nação e também de todos os policiais brasileiros.

Tropa - Solenidade Tiradentes

Durante a solenidade também foram homenageados policiais e bombeiros militares com medalhas de bronze, prata e ouro, por completarem respectivamente 10, 20 e 30 anos de serviços prestados a corporação.

Tropa vista de frente - Solenidade Tiradentes

Prestigiaram o evento diversas autoridades civis e militares de Francisco Beltrão.

Fonte: Comunicação Social do 10º GB e 21º BPM / Fotos: Bill Robison.

• Oficiais comandam solenidade
    Cerimonial Solenidade Tiradentes