Reunião para ajustes do atendimento de animais silvestres em Maringá tem participação do 5ºGB 28/09/2023 - 14:53

Instituições públicas se reuniram para buscar soluções que otimizem o atendimento ao cidadão

Maringá/PR (28/09/2023) - Na manhã desta quinta-feira (28), representantes de instituições públicas estiveram reunidos na sede do Instituto Água e Terra - IAT em Maringá para tratar de soluções que otimizem os fluxos de atendimento envolvendo animais silvestres e exóticos.

Na reunião, o 5º Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, IAT e Instituto Ambiental de Maringá - IAM apresentaram os desafios enfrentados por cada uma das instituições no atendimento aos chamados que envolvem resgate, salvamento e/ou captura de animais. Além disso, trataram sobre as legislações que norteiam o tema, as responsabilidades de cada ente, e alternativas para permitir um fluxo mais dinâmico e adequado na resolução dos casos.

Como resultados práticos do encontro elencam-se o esboço de árvore decisória para classificação da gravidade (emergência ou não) da ocorrência envolvendo animais silvestres ou exóticos, órgão responsável pelo atendimento, canal de acionamento, correto destino de animais sadios ou feridos e medidas educativas necessárias a serem desenvolvidas com a população.

Na próxima semana, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Maringá vão se reunir para ajustes específicos envolvendo exclusivamente animais domésticos, na busca contínua em entregar serviço de qualidade ao cidadão paranaense.